130 anos do Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco: Sociedade Musical XV de Novembro. A data foi comemorada em grande estilo na sede da banda, na Praça Aarão Lins de Andrade, na tarde dessa sexta-feira (15), Dia da Proclamação da República e data que marca sua fundação, que aconteceu em 1894.
O músico Valter José de Oliveira, conhecido por sr. Vavá, tem uma história com a banda e prestigiou o evento. “É um prazer estar aqui junto com essa meninada que me alegra muito. Sou um gravataense de coração. Passei 18 anos aqui dentro, gostaria de passar mais, mas infelizmente a saúde não deixou. Isso aqui só me deu alegria, prazer, tudo o que eu pude fazer por essa banda eu fiz: fui músico, presidente, então graças a Deus estou por aqui contando a história, feliz com a apresentação da banda que isso só nos dá alegria. Fico muito feliz e que Deus abençoe todos os gravataenses e essa banda de músicos, que eu gosto muito”.
Mesmo chegando após a apresentação da música “Dobrado XV de Novembro”, um presente especial para a aniversariante do amigo de longa data, Maestro Duda também esteve presente para homenagear os músicos da banda tradicional de Gravatá. “A XV de Novembro é a banda mais famosa para mim. O Dobrado XV de Novembro que eu fiz já tocou e eu não estava presente ainda, mas espero que todo mundo tenha gostado do presente que dei para a banda”.
Atual maestro da Sociedade Musical XV de Novembro, Adelson Pereira, filho de Manuel Pereira da Silva, o saudoso Manuel Bombardino, dá continuidade ao legado de 50 anos de serviços do pai. “É muito importante para a gente mostrar esses jovens alunos da nossa banda, bons músicos, profissionais que vêm para cá e que sirva de incentivo para eles, que é a Banda do Comando Militar do Nordeste. É um prazer para nós recebê-los aqui e que no próximo ano venham mais bandas e que a gente melhore a cada dia”.
Almir de Souza, presidente da Sociedade Musical XV de Novembro, “esse ano nós tivemos o prazer de fazer o convite a Banda Militar do Nordeste para vir a Gravatá, a gente sabe que é uma banda muito requisitada, que atende muitos quartéis e é muito difícil sair de Recife. Fizemos o pedido oficial ao comando e a gente tem o prazer de ter a frente um ex-aluno da Banda XV de Novembro, que é Nilton. Foi ele que trouxe Adelson para Gravatá para assumir a banda como maestro. Por isso temos orgulho, primeiro por ele ser gravataense e hoje estar assumindo o comando dessa banda. Fizemos todo esse preparativo, no qual eu agradeço demais a ajuda e a colaboração da Prefeitura de Gravatá, sem a qual a gente não teria conseguido realizar esse evento. Agradecer ao nosso secretário Marllon Lima, o nosso prefeito Joselito Gomes, que de pronto entendeu e foi muito solícito, agradecemos a todos vocês que fazem parte da SECOM, que é Secretaria de Imprensa de Gravatá. Com isso, conseguimos enaltecer o músico de Gravatá. Contamos também com o apoio da FUNDARPE na manutenção desse patrimônio vivo de Pernambuco. Que venham mais 130 anos pela frente”, comemorou.
A Prefeitura de Gravatá apoiou o evento, por meio das Secretarias de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer – SECTURCEL, Comunicação Social e Imprensa – SECOM e Segurança e Defesa Civil, por meio da Guarda Civil Municipal – GCM.