Nesta quarta-feira (16), o Cabo de Santo Agostinho celebra mais uma ação do Dia Internacional da Menina, vivenciado no último dia 11 de outubro. A data marca os progressos realizados na promoção dos direitos das meninas e jovens adolescentes, e reconhece a necessidade de se ampliar as estratégias para eliminar as desigualdades de gênero em todo o mundo.
Buscando exigir os direitos das meninas o ato percorrerá as principais ruas do Cabo de Santo Agostinho. A concentração ocorre às 14h, em frente ao Centro das Mulheres do Cabo (CMC), localizado na Rua Padre Antônio Alves, n°20, centro da cidade.
O município é um dos únicos do estado que conta com calendário oficial de atividades e tem a lei de N° 768/2023 de autoria da vereadora Gisele de Dudinha, visando dar enfrentamento à evasão escolar de meninas e jovens mulheres, tendo em vista, que O CMC lançou em 2021 um diagnóstico que apontou essa problemática da evasão escolar de meninas e jovens mulheres, através do Projeto Meninas em Movimento pela Educação apoiado pelo Fundo Malala.
O evento contará com estudantes das escolas públicas Ana Maria, Ariosto Nunes Martins, Reginaldo Loreto, Antônio Benedito da Rocha, Laura Rodrigues, Tancredo Neves, Padre Melo da Costa, Escola Estadual Professor Natanael Medrado, Emídio Cavalcante e Escola Técnica Luiz Alves Lacerda.
OCUPA MENINA – Durante o mês de outubro o Projeto Meninas em Movimento pela Educação realiza visitas de incidência política levando as jovens ativistas para conhecerem os espaços de poder. Foram programadas idas à Delegacia Especializada da Mulher do Cabo, Secretaria Municipal da Mulher, 18° Batalhão da Polícia Militar e o Centro de Referência Especializado no Atendimento à Violência contra Mulher Eudina Sobral.