Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

2º Encontro das Bases Descentralizadas e Central do SAMU em Agrestina reúne profissionais de 24 cidades

  • News

Agrestina sedia, nos dias 29 e 30 de outubro, no Centro Cultural, o 2º Encontro das Bases Descentralizadas e Central do SAMU, que este ano traz como tema “Incidentes com múltiplas vítimas”. A programação reúne mais de 200 participantes de 24 municípios, entre profissionais do SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar.

O evento conta com palestras ministradas por grandes nomes da área, como Anderson Léo, médico intervencionista e regulador do SAMU Agreste, médico do SAMU Santa Cruz e diretor médico da UPA da Boa Vista de Caruaru; Hélio Davino de Melo, chefe da Delegacia da PRF em Caruaru, enfermeiro e operador aeromédico com ampla experiência em segurança pública e emergência; Sheyla Vasconcelos, doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade de Pernambuco e gerente da Rede de Urgência e Emergência do Estado; Tenente Valdemar, do 2º Grupamento de Bombeiros, e Tenente Veiga, comandante da 1ª Seção de Bombeiros de Caruaru.

Um dos destaques da programação será a simulação realística de colisão veicular com atropelamento, que acontece no dia 30, no Campo do 21 de Abril, em Agrestina. A atividade envolverá o SAMU, o Corpo de Bombeiros e a PRF, e tem o objetivo de demonstrar, na prática, como deve ser feito o atendimento às vítimas, a prestação dos primeiros socorros e o manejo adequado da cena. Além disso, a simulação também abordará a importância do relacionamento com a imprensa durante situações de crise.

De acordo com a secretária de Saúde de Agrestina, Priscylla Wanessa, a realização do encontro reforça o compromisso do município com a qualificação contínua dos profissionais da rede de urgência e emergência. “Realizar um evento dessa dimensão em Agrestina é motivo de orgulho. São profissionais que estão na linha de frente, lidando diariamente com situações complexas, e precisam estar preparados para agir com técnica, agilidade e humanidade. Promover esse intercâmbio de experiências fortalece o SAMU e melhora a resposta em situações críticas”, destacou a secretária.

Programação

Terça-feira (29/10)

8h – Credenciamento

9h – Cerimônia de abertura

10h – Início das palestras

12h – Pausa para almoço

14h – Retorno das palestras

16h45 – Encerramento

Quarta-feira (30/10)

8h – Café da manhã com as equipes

9h – Início do simulado no Campo do 21 de Abril

11h – Debriefing e encerramento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *