Neurológica, crônica e autoimune, essas são algumas das definições da Esclerose Múltipla (EM), que tem entre os mais diversos sintomas, a fadiga, distúrbios visuais, rigidez, fraqueza muscular, desequilíbrio, alterações sensoriais e dor. No Brasil, o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla (EM) é comemorado em 30 de agosto. A data foi estabelecida pela Lei nº 11.303/2006 e visa aumentar a visibilidade da doença, informar a população e enfatizar a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.
Apesar de não haver cura para a doença, atualmente, existem vários tratamentos disponíveis que podem auxiliar no controle dos sintomas, diminuir a frequência e a severidade dos episódios, além de retardar a progressão da doença. Esses tratamentos englobam terapias, reabilitação e mudanças no estilo de vida, muitos deles promovidos por meio da fisioterapia.
Em Pernambuco, o Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), por meio do Centro Integrado de Saúde (CIS), fornece atendimentos gratuitos para pessoas que tenham a esclerose. “O CIS oferece serviços para pessoas com esclerose múltipla, os quais proporcionam tratamentos especializados para ajudar a melhorar a mobilidade, força, equilíbrio e coordenação, além de oferecer programas de exercícios personalizados e técnicas para gerenciar sintomas específicos da EM”, informa a fisioterapeuta e professora da UNIFG, Walquíria Gomes.
Contudo, a docente destaca que o primeiro passo a ser dado é a busca pelo serviço médico ao primeiro sintoma, antes mesmo de tomar qualquer tipo de remédio ou realizar e procurar qualquer tratamento. “Buscar serviços médicos cedo para quem tem sintomas da esclerose múltipla é vital para iniciar o tratamento rapidamente. Isso irá reduzir surtos e a progressão da doença, melhorar a gestão dos sintomas e manter a qualidade de vida”, reforça.
Serviços – Atendimentos fisioterapêuticos destinados ao público em geral
Agendamento:
É necessário realizar a marcação da consulta na clínica-escola da UNIFG, por meio dos telefones: (81) 3461-5550/ (81) 3461-5529 (também é WhatsApp)
Horários de atendimento: Das 8h às 12h e das 13h30 às 21h
Locais de atendimento:
Campus Boa Vista: Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, 155, Boa Vista, Recife.
Unidade Piedade: Rua Comendador José Didier, nº 27, Piedade.