O nordeste, região brasileira com o maior número de estados, vivencia neste sábado (8) o Dia do Nordestino. A data que valoriza a cultura, turismo e pluralidade do povo pernambucano conta com um doce que atrai todo visitante que chega ao estado: o bolo de rolo. De origem portuguesa, a receita tradicional de Pernambuco tem recheio de goiaba, mas o chef pernambucano, Mauro de Castro, diversificou e deu novos sabores ao bolo.
O empreendedor resolveu apostar em novas massas e sabores de recheios. Há sabor de café, doce de leite, chocomenta, limão, maracujá, churros, ameixa. “O mais recente, por exemplo, foi o bolo de rolo de pamonha, lançamos no período junino e foi sucesso de vendas”, lembra Mauro ao comentar que o preferido do público é o tradicional de doce de goiaba.
Ainda segundo ele, o bolo de rolo, que é considerado Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, ganhou um projeto coletivo de franquia nordestina. Com este primeiro modelo de negócio do mundo, a ideia de Mauro é levar a receita, inicialmente para todo o Brasil através da Fino Nordeste.
Dados levantados no segundo semestre de 2021, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram Pernambuco como vice-líder do ranking nacional no índice de atividades turísticas, ficando atrás apenas do estado de Goiás. Considerando apenas a região Nordeste, o estado é líder do ranking, seguido pela Bahia e pelo Ceará.