O Aeroporto Internacional do Recife foi apontado como o quarto mais pontual do mundo, entre os terminais de médio porte, segundo o levantamento The On-Time Performance Review 2022 – Airlines & Airports. Além disso, foi considerado, pelo segundo ano consecutivo, como o melhor aeroporto do Brasil.
A pesquisa, que registra a pontualidade dos terminais, foi realizada pela consultoria Cirium. Dentro da sua categoria, o Recife obteve a maior pontuação de todo o Ocidente, obtendo índice de 88,95% de operações nos horários previstos.
“A pontualidade é um indicador da eficiência de toda a cadeia operacional de um aeroporto. Temos cumprido com os índices de qualidade requeridos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e recebido outros reconhecimentos pela pontualidade. Não vamos parar por aí. Estamos empenhados em melhorar ainda mais a experiência dos nossos passageiros”, ressalta Santiago Yus, diretor-geral da Aena Brasil.
Ele reforça que a concessionária está investindo R$ 1,4 bilhão nos seis aeroportos que administra no Nordeste para implantar no País o padrão da matriz espanhola, Aena. Além deste valor, nos próximos três anos, mais R$ 600 milhões serão aportados em sistemas, equipamentos e novas manutenções.
O Aeroporto do Recife está passando por reformas, desde março de 2022, para ampliar em 60% a capacidade de seu terminal, totalizando uma ampliação de 24 mil metros quadrados. As obras visam proporcionar mais conforto, segurança e agilidade para os usuários.
As melhorias incluem um novo píer internacional, quatro novas pontes de embarque, mais lojas e restaurantes, além de outros itens de conforto, como duas salas VIPs. O pacote de melhorias também inclui a automação dos processos de imigração, acesso ao embarque e processamento de bagagens.