Algumas pomadas usadas para modelar o cabelo estão lotando as emergências oftalmológicas, na Região Metropolitana do Recife. Os casos aumentaram, especialmente, neste período das prévias carnavalescas. Segundo o oftalmologista do Instituto de Olhos do Recife, Marcelo Valença, somente na emergência do IOR foram registrados 20 casos de queimaduras dos olhos e ceratites, no último fim de semana. A cegueira temporária também pode estar entre os incômodos causados por esses produtos.
“Em geral, os pacientes chegam com muita dor, porque as lesões na córnea causam bastante ardência e incômodo. São lesões perigosas e devem ser tratadas logo, pois têm risco potencial de gerar algum déficit visual”, alerta o médico. A orientação do oftalmologista é evitar o uso desse tipo de pomadas, até que os órgãos responsáveis possam esclarecer todos os casos e identificar os produtos utilizados nessas ocorrências.
Entretanto, se os olhos tiverem contato com algum desses produtos e o paciente sentir algum incômodo, deve procurar uma urgência oftalmológica o mais rápido possível. “A rapidez no socorro é essencial para o sucesso do tratamento. É também muito importante evitar remédios caseiros ou colírios sem prescrição médica, que só podem piorar a situação”, orienta o doutor Marcelo.
Serviço:
Instituto de Olhos do Recife – IOR
Urgência 24h
Endereço: Rua Vicente Meira, 137 – Espinheiro
Horário: Diariamente, das 7h às 19h
Fone (81) 21225000
Marcação de consultas WA: (81) 9841.4446 / 4447