Crianças e adolescentes de todo estado que enfrentam o câncer contam com a assistência do Grupo de Ajuda à Criança – Pernambuco (GAC-PE). Fundada pela oncologista pediatra Vera Morais, a Organização Social completa 26 anos de existência nesta sexta-feira (03), com a campanha “Adote o Tratamento de uma Criança”, onde as pessoas podem fazer doações a partir de R$ 100. Os valores ajudam a custear exames, medicamentos, cestas de alimentos e toda estrutura que que a instituição oferece para pacientes e famílias.
Através de um plano mensal de assinatura, os doadores garantem assistência a pacientes em nível ambulatorial, para o acompanhamento da nossa equipe multidisciplinar, composta por nutricionista, psicólogo, assistentes sociais e brinquedistas. “Ao longo desses anos, vivenciar as vitórias de tantas famílias nos faz seguir em frente. Temos muita gratidão a todos que colaboram com o GAC de alguma forma”, disse a fundadora e presidente do GAC-PE, Vera Morais.
Ao longo dos anos, a instituição já prestou 400 mil atendimentos e conta com 40 colaboradores e 160 voluntários. “São 26 anos de muito trabalho e aprendizado. A maior dificuldade ainda é a mobilização de recursos para executar projetos tão sonhados por nós para garantir que nossas crianças tenham mais chances de cura”, explica Vera.
O ex-paciente assistido pelo GAC-PE, João Carlos, 18 anos, foi diagnosticado com câncer nos primeiros meses de vida e retornou à organização como Jovem Aprendiz e encontrou sua primeira experiência de trabalho. “É um sentimento de gratidão poder voltar neste lugar que me acolheu e cuidou de mim, mas dessa vez, sem qualquer dor e sim com a missão de dar meu melhor para acolher outras crianças e outras famílias”, afirma o jovem.
“Estamos trabalhando para ampliar as parcerias com empresas privadas e neste mesmo sentido, buscamos emendas junto aos parlamentares do Estado. Junto aos profissionais de saúde, temos um programa que oferece capacitação para identificar os primeiros sinais e sintomas do câncer para assim aumentar as chances de cura”, conclui Vera Morais ao falar sobre os planos para o futuro.