Os efeitos sobre a pele podem surgir, com a chegada do outono. Nesta época, os banhos costumam ser mais quentes e demorados, principalmente na primeira hora da manhã e à noite. Eles removem a oleosidade natural da pele, deixando-a ainda mais seca e sensível.
Com o ressecamento causado pela baixa umidade do ar, a pele fica mais propensa a apresentar os sintomas alérgicos.
Segundo a dermatologista Catarina Carvalho dentre os incômodos mais frequentes deste período é possível citar a dermatite atópica, que aparece em áreas específicas do corpo, e está associada à rinite alérgica. Já a dermatite seborreica ocorre principalmente no couro cabeludo. As manifestações mais frequentes são caracterizadas por intensa produção de oleosidade, descamação e coceira.
Para evitar o aparecimento de dermatites, psoríase e alergias, são necessários alguns cuidados, como não tomar banho demorado e com a água muito quente; evitar o uso de esfoliantes, de buchas e optar por sabonetes neutros.
É essencial ter o acompanhamento dermatológico no caso do aparecimento de quaisquer dessas doenças, para que sejam recomendados os produtos e tratamentos adequados para as características da sua pele.