O check-up masculino é um dos cuidados mais importantes para os homens tomarem conta da saúde e bem-estar. No entanto, a resistência que os homens têm para fazer acompanhamento médico é comum em nosso meio.
Segundo o Ministério da Saúde, as mulheres vivem, em média, sete anos a mais do que os homens. Elas têm o hábito de se cuidar e não costumam adiar a consulta ao médico. Enquanto os homens evitam ao máximo as consultas e só vão quando os sintomas já progrediram.
No entanto, é preciso mudar esse quadro e incentivar o check-up masculino, já que a melhor forma de iniciar o tratamento é a partir do diagnóstico precoce.
Por que fazer o check-up masculino?
“O check-up completo para os homens pode não só ajudar no diagnóstico, mas também na prevenção de doenças e manutenção da saúde. Por esse motivo, fazer um acompanhamento médico é fundamental para ter melhor qualidade de vida e bem-estar”, informa o médico urologista Eugênio Lustosa.
Por exemplo, com a descoberta de uma simples alteração da glicose, é possível impedir a diabetes, por mudanças de hábitos alimentares que é bem mais simples do que tratar a doença.
“Outro problema muito frequente nos homens e pode ser prevenido com o check-up masculino é a pressão alta. Mesmo sofrendo com os sintomas, muitos não buscam um tratamento adequado e acabam arriscando a vida por descuido”, alerta o médico.
Quais são os exames mais pedidos?
O check-up masculino varia muito conforme a idade e as condições do paciente. No entanto, há uma lista de exames de sangue para check-up masculino mais frequentes, bem como demais testes que ajudam a prevenir e tratar doenças. São eles:
- Exames de sangue (hemograma, colesterol, triglicérides, glicemia);
- Saúde da próstata: dosagem de PSA no sangue e toque retal;
- Câncer de cólon: colonoscopia;
- Avaliação da saúde cardiovascular;
- Avaliação da função do fígado e da função dos rins;
- Avaliação da função pulmonar, principalmente para fumantes.
O check-up urológico
“A partir dos 50 anos é importante fazer um check-up urológico completo, especialmente para prevenir o câncer de próstata, sendo o segundo tipo de câncer que mais acomete os homens”, informa Eugênio Lustosa.
Outro ponto importante do check-up urológico é o acompanhamento dos parâmetros hormonais. Após os 50 anos, a produção de hormônios é desacelerada e, com isso, o sistema reprodutor também envelhece. Há perda muscular e óssea, deixando o organismo mais suscetível a certos tipos de doença.
Por esse motivo, cuidar da saúde do homem passa pela manutenção do check-up masculino.
Quais outros modos de se prevenir contra doenças?
Além de fazer um acompanhamento médico frequente e o check-up masculino, o ideal é uma rotina de vida mais saudável, com uma dieta equilibrada e prática de exercícios físicos regulares. Também é recomendável evitar o consumo de álcool e outras drogas, como o cigarro, já que muitas doenças são recorrentes destes fatores de risco, inclusive problemas no trato urológico.