O município de Garanhuns, que está localizado no Agreste pernambucano, sendo também conhecido como a Suíça Pernambucana, sedia a primeira edição do Festival Gastronômico de Garanhuns, uma iniciativa inédita que conta com a participação de 12 restaurantes, preços promocionais e pratos especialmente selecionados para reproduzir a autenticidade e a especialidade de cada um dos estabelecimentos. O festival acontece até o dia 20 de setembro.
O projeto é feito em parceria pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel em PE) e a Associação Turística do Agreste Pernambucano (Atua PE) com o objetivo de promover uma experiência gastronômica única, dando aos consumidores – novos ou habituais – a oportunidade de explorar o melhor da culinária do Agreste pernambucano, incentivando assim a economia e o turismo local.
“Iniciativas como essa desempenham um papel fundamental no fomento do turismo gastronômico, principalmente no interior do estado. Por isso, é com prazer que lançamos, em parceria com a Atua PE, a primeira edição do Festival Gastronômico de Garanhuns, uma ótima oportunidade para os consumidores explorarem a autenticidade da culinária do Agreste. Este evento não apenas proporciona uma experiência culinária excepcional, mas também contribui para impulsionar a economia local e destacar a riqueza e diversidade da nossa culinária”, diz Tony Sousa, presidente da Abrasel em Pernambuco.
Participam da edição os seguintes estabelecimentos: Cantinho da Macaxeira, Chalé Restaurante, Chocolate Sete Colinas, Dom Dina (restaurante do lago), Dom Pedro Gastrobar, Fogo na Telha, Grego’s e Cia, Hox Steakhouse, Praça da Pizza, TemakHouse, Terraço Churrascaria & Chopperia, Varanda Restaurante & Pizzaria.
Cada casa selecionou um prato especial para o festival gastronômico, todos eles serão vendidos a preço promocional durante o circuito do evento. E há opções culinárias de diversas categorias, o que passa por petiscos, sobremesas e pratos principais. Ingredientes regionais também se fazem presente na maioria das receitas, reforçando assim a identidade cultural do Agreste pernambucano.
O “Jerimum à Cabotià”, do Cantinho da Macaxeira, é um dos pratos do festival. A receita leva caldo cremoso de jerimum com charque, acompanhado de beijú. Também há o “Pernil de Bode Especial”, um pernil de bode ao molho especial da casa, acompanhado de arroz branco e farofa d’água, assinado pelo Dom Dina, o restaurante do lago São Francisco. O churrasco grego se faz presente no festival com o Combo Hulk, da casa Grego’s e Cia. Nele, o churrasco grego aparece acompanhando por batata frita e refrigerante.
Para os que preferem os frutos do mar, uma boa pedida é o “Camarão 10 anos”, da TemakHouse. O prato apresenta camarões trufados, puxado no azeite e alho, acompanhado de espaguete ao molho de queijo e farofa crocante do chef.
Há também uma sobremesa caprichada assinada pelo Chocolate Sete Colinas, com mini brownie tradicional e waffles sticks acompanhados por morangos e bananas frescas. O prato “Delícias do Sete Colinas” também é servido com mini croissants, pães mineiros, geleia de morango, requeijão Catupiry, chocolate ao leite e chocolate branco.
Os preços dos pratos participantes variam, em média, entre R$ 36 e R$ 49,90. Vale ressaltar que o festival acontece até 20 de setembro, na cidade de Garanhuns. Mais informações pelo site: www.festivalabraselpernambuco.com.br