A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa (Sedetec), divulga dados dos últimos oito meses no saldo de empregos em Caruaru. O estudo realizado pela equipe da Sedetec, nos dias 03 e 04 de outubro, demonstra números crescentes nas contratações formais na cidade.
Os meses entre março e agosto de 2023, o estoque registra geração de empregos em aproximadamente 300 vagas por mês, sendo os meses de abril, maio e agosto os que tiveram maior expressão em contratações na cidade. A geração de empregos em Caruaru, até agosto, já supera todos os postos de trabalho criados em 2023, quando somaram 1.549 novos postos e a tendência é que essa geração continue positiva, até o final do ano.
Em relação às admissões de empregos, esse ano, levando em consideração o período de oito meses, apresenta um valor aproximado ao de 2020, o qual considera os 12 meses, ou seja, com apenas oito meses o ano de 2023 representa 91,67% do ano inteiro de 2020 e representa mais de 60%, respectivamente, para os anos de 2021 e 2022.
Em relação aos dois últimos meses, houve um aumento do saldo de empregos no mês de agosto em mais de 2.900% em relação ao mês de julho. Agosto apresenta o maior nível de estoque – quantitativo de pessoas com carteira assinada, que estão empregadas no setor público e no setor privado – registrado no último ano. Estando na 13° posição a nível estadual, segundo o Caged.
“Isso tem um impacto positivo na economia de uma cidade. A empregabilidade contribui para reduzir o desemprego, aumentar a renda das pessoas e impulsionar o consumo, o que, por sua vez, estimula o crescimento econômico. Além disso, a criação de empregos pode melhorar a qualidade de vida das pessoas, promovendo o desenvolvimento social e a estabilidade financeira dos munícipes”, comentou o secretário da Sedetec, Pedro Augusto.