A tradicional Festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição foi prestigiada, nessa quinta-feira (30), pela governadora em exercício, Priscila Krause. A 119ª edição da celebração acontece no Morro da Conceição, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife. A programação começou no dia 28 de novembro e segue até 8 de dezembro, incluindo missas, novenas, romaria, shows, confissões e a tradicional procissão. O evento conta com o apoio do Governo de Pernambuco por meio da Secretaria de Cultura e Fundarpe, com o aporte de R$ 260 mil para contratações artísticas.
“Em nome do Governo do Estado, eu agradeço e afirmo que estaremos sempre juntos, prontos, de portas abertas para apoiar o Morro da Conceição. Tanto a paróquia quanto a comunidade é importante para a formação da fé de grande parte do povo pernambucano e da própria história do Recife”, destacou Priscila Krause.
Este ano, o tema escolhido tem relação com o Ano Vocacional proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): “Imaculada Conceição do Morro, ensinai-nos que toda vocação é graça e missão dada por Deus”.
“Estamos neste ano vivenciando mais uma festa da Imaculada Conceição. O tema da festa está voltado ao ano vocacional, que é essa experiência dos peregrinos que vêm aqui ao santuário do Morro fazer a sua experiência de fé e, junto de Nossa Senhora, renovam a sua fé e a sua esperança”, comentou o reitor do santuário, padre Emerson Borges.
A secretária de Cultura do Estado, Cacau de Paula, fez questão de convocar todos os pernambucanos para a festividade. “A capital da fé pernambucana é aqui no Morro da Conceição. Até o dia 8 de dezembro vai ter uma série de programações, missas, terços e outros eventos religiosos e culturais também, então a programação está imperdível”.
A Festa da Conceição do Morro ganhou, no ano de 2022, o título de Patrimônio Imaterial de Pernambuco. A presidente da Fundarpe, Renata Borba, afirmou que, por isso, está garantida a salvaguarda da festa. “Este ano, em dezembro, está completando um ano que essa festa foi reconhecida como Patrimônio Imaterial do Estado de Pernambuco e já em outubro iniciaram os trabalhos para instituir, junto com à comunidade local, o plano de salvaguarda dessa festa tradicional. E esse plano é construído, como é da natureza do Patrimônio Imaterial, com a comunidade e ela que vai salvaguardar esse bem cultural ao longo dessa história que tem mais de 100 anos para que seja perpetuada”, apontou.
Neste ano, pela primeira vez, a missa de encerramento da festa, que acontece na noite do dia 8 de dezembro, após a chegada da procissão, será celebrada por Dom Paulo Jackson, que tomou posse como arcebispo de Olinda e Recife no último mês de agosto.
Além da secretária de Cultura, também acompanharam a agenda os secretários estaduais Hercílio Mamede (Casa Militar) e Daniel Coelho (Turismo) e os vereadores do Recife Alcides Cardoso, Tadeu Calheiros e Doduel Varela.