O Instituto Nacional do Câncer (Inca), ligado ao Ministério da Saúde, estima em 46 mil novos casos do câncer colorretal para cada ano do triênio 2023-2025 no Brasil. Esse número representa 21,10 casos por 100 mil habitantes, sendo 21.970 entre homens e 23.660 entre mulheres. Outro dado do Inca indica que, até 2030, a probabilidade de óbito prematuro por câncer de intestino pode aumentar em 10% entre pessoas de 30 a 69 anos.
Para tentar amenizar esses dados, a campanha Março Azul-Marinho alerta para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal, uma doença caracterizada por tumores que acometem o intestino grosso, principalmente nas regiões chamadas de cólon, sigmóide e reto. Quando prevenida e diagnosticada precocemente, as chances de cura aumentam.
O câncer colorretal é formado, em boa parte dos casos, a partir de pólipos intestinais, ou seja, lesões, em sua maioria, benignas que se não forem detectadas e tratadas podem levar ao surgimento do câncer. Entre os fatores de risco associados à doença estão o consumo de carnes vermelhas e processadas, tabagismo, bebida alcoólica em excesso, sedentarismo e histórico familiar.
A maioria das pessoas com polipos suspeitos e câncer colorretal não tem sintomas e o exame de colonoscopia deve ser feito rotineiramente a partir dos 45 anos.
“As pessoas com sintomas suspeitos da doença podem apresentar sangue nas fezes, alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados), dor ou desconforto abdominal, fraqueza e anemia, perda de peso sem causa aparente, alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas) e massa (tumoração) abdominal”, explica o médico endoscopista do Intensiva Day Hospital, Filipe Ferro.
O diagnóstico de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença deve ser feito por meio de exames clínico, laboratorial e, principalmente, rastreio por colonoscopia, que podem ser realizados no Intensiva Day Hospital.
A maior incidência do tumor acontece em pessoas com mais de 45 anos que levam uma vida sedentária. De acordo com o Ministério da Saúde, 30% dos diagnósticos do câncer colorretal poderiam ser evitados a partir de hábitos saudáveis, como:
• ter alimentação variada, com pelo menos três porções de frutas e três porções de verduras (vegetais folhosos principalmente) e legumes ao dia e consumir, preferencialmente, cereais integrais como arroz, aveia, cevada, trigos e outros;
• exercitar-se regularmente;
• beber pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia;
• reduzir o consumo de carnes vermelhas (máximo 500g por semana), principalmente na chapa ou na forma de fritura, grelhado ou churrasco;
• evitar carnes salgadas e processadas como presunto, mortadela, bacon, linguiça, salsicha e outros embutidos e defumados;
• manter o peso adequado para altura;
• não consumir bebidas alcoólicas em excesso;
• não fumar.
Intensiva Day Hospital – É o primeiro hospital-dia do interior de Pernambuco. Além de cirurgias de baixa e média complexidade, a unidade de saúde oferece consultas com especialistas, exames laboratoriais, centro de tratamento da dor, entre outros.
O Intensiva Day Hospital funciona na avenida Adjar da Silva Casé, 800, no bairro Indianópolis, no primeiro andar do Caruaru Shopping, ao lado do Realiza Coworking. Outras informações: (81) 2011.4150.