Desde 2013, quando foi lançado o Programa Nacional de Segurança do Paciente, abril foi o mês escolhido para ampliação das discussões sobre as ações voltadas para melhoria da segurança do paciente no Brasil. No Hospital Regional do Agreste (HRA), localizado em Caruaru, a data será lembrada com diversas atividades voltadas para profissionais, acompanhantes e pessoas em atendimento na unidade.
Durante esta semana (1º a 5 de abril), diversas palestras serão oferecidas para a equipe multiprofissional do hospital. “Vamos discutir como a assistência pode ser prestada de um modo seguro, de forma a não levar risco de dano ao paciente por uma infecção, por exemplo”, explica Maria Maciel, enfermeira e coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do HRA.
A palestra de abertura, nesta segunda-feira (1º), abordou a prevenção de infecção do trato urinário. O uso de adornos no ambiente hospitalar também será um tema discutido. “A campanha de adorno zero será trabalhada, também, junto a pacientes e acompanhantes, pois é importante que eles entendam que brincos, relógios, anéis, entre outros, quebram as barreiras de segurança. Precisamos que eles compreendam que eles também estão envolvidos nesse processo da segurança na assistência”, reforça Maria.
Nas segunda e terceira semanas de abril, a equipe do NSP vai discutir a segurança do paciente em cada setor da assistência hospitalar. Já na última semana, um workshop com todas as metas internacionais de segurança da pessoa em atendimento será ofertado na recepção central do HRA.