A Associação de Parkinson de Pernambuco (ASP-PE) realiza nesta quinta-feira (4), na sede da instituição, no bairro do Cordeiro, no Recife, das 8h30 às 16h, um ciclo de palestras com abordagens de temas diversos sobre a doença, lembrada na mesma data. O objetivo é alertar as pessoas sobre o tratamento e as formas de se conviver com o Parkinson.
O evento é aberto ao público, gratuito e não precisa fazer inscrição para participar. Os ouvintes receberão durante as palestras, instruções e dicas de como garantir autoestima para o tratamento do Parkinson, importância do tratamento e os cuidados essenciais para facilitar a vida de quem tem a doença.
O encontro traz importantes abordagens de palestras, como os avanços do tratamento da doença de Parkinson, que será ministrado pelo neurocirurgião, Neuton Magalhães, que vai abordar o procedimento cirúrgico mais eficiente no tratamento dos sintomas da doença de Parkinson (estimulação cerebral profunda (ou DBS para deep brain stimulation, em inglês); outra abordagem é sobre a importância da Terapia Ocupacional para uma pessoa com parkinson e seus benefícios, abordada pela terapeuta ocupacional, Babuska Navacho.
Já Mirian Barbosa de Araújo, do Centro de Valorização da Vida (CVV), discutirá o trabalho do CVV, enfatizando o poder da escuta no tratamento de um paciente com Parkinson. A necessidade da fonoaudiologia no tratamento de pacientes com Parkinson, será tema para Ana Cláudia, fonoaudióloga. Patrícia Barbosa, psicóloga, analista bioenergética e arteterapeuta, vai abordar sobre a importância da prática da Arteterapia para a saúde integral.
SOBRE A ENTIDADE:
Criada desde 2001, a Associação de Parkinson de Pernambuco (ASP-PE) é a única entidade no estado que oferece diariamente um conjunto de serviços que ajudam no desenvolvimento dos portadores da doença. A instituição oferece atividades diversas como fonoaudiólogos, fisioterapia, apoio jurídico, apoio psicanalítico, massagem, acupuntura, oficina de emoções (roda de conversas), oficina da memória, atendimento neurológico e promoção de encontros específicos e atividades de lazer. Atualmente atende cerca de 180 portadores da doença cadastrados, com um total de 70 sócios ativos. Quem puder colaborar com a entidade, pode entrar em contato pelo número: (81) 3424.2710.
SERVIÇO:
ASP-PE promove ciclo de palestras no Dia Nacional da pessoa com Parkinson
LOCAL: Avenida Caxangá, n. 2200, Cordeiro, Parque de Exposições do Cordeiro – Recife/PE
QUANDO: 04 de abril de 2024
ENTRADA: gratuita
HORÁRIO: das 8h às 16h
INFORMAÇÕES: (81) 3424.2710.