O Brasil recebe pela primeira vez uma edição da Fruit Attraction, a segunda maior feira de frutas e hortaliças do mundo, com rodada de negócios e capacitação para produtores de frutas. O evento acontece de 16 e 18 de abril, no Centro de Convenções de São Paulo Expo & Convention Center. Uma delegação formada por representantes da cadeia produtiva da fruta em Petrolina, a primeira em exportação de manga e uva do Brasil, marca presença no evento. A delegação é organizada pelo Sebrae/PE, como parte das ações de fomento do setor. O grupo vai expor produtos e prospectar clientes para possível comercialização direta.
Esse evento marca a chegada da Fruit Attraction à América Latina, após 15 edições. A participação de representantes de vários setores da cadeia da fruta no evento eleva o potencial de abertura de mercado, divulgação do produto do Sertão do São Francisco, além de abrir espaço para que os produtores possam dar passos para realizar a comercialização livre de intermediários.
Essas ações se somam a uma série de iniciativas de apoio à fruticultura irrigada desenvolvidas pelo Sebrae na região. Elas envolvem desde adequação da produção em campo, aquisição de certificações fitossanitárias e de qualidade de produção, além de apoio à gestão de negócios. O cumprimento dessas etapas é essencial para que esses produtos cheguem a mercados exigentes como o da Europa e Estados Unidos.
A analista do Sebrae e Petrolina, Laianne Macedo, avalia que o evento é uma ótima oportunidade para que a fruticultura de Petrolina possa alçar voos ainda maiores. “A feira tem compradores seguros e de abrangência mundial e reúne tendências tecnológicas de ponta que estão sendo usadas na cadeia da fruta mundial e podem servir à nossa região. É um momento importante para que os produtores possam alcançar novos clientes e realizar exportação direta, sem intermediários”, explica. Os produtores de manga e uva de Pernambuco e Bahia faturaram R$ 490 milhões com exportações em 2023, batendo recorde de faturamento neste tipo de atividade em todo país. Os dados são da Comex Stat.