No último sábado (13), o Parque Dois Irmãos deu início a uma programação voltada à valorização da diversidade cultural dos povos indígenas, celebrada em 19 de abril. Durante esse período, que segue até o dia 28 de abril, representantes da etnia Fulni-ô, natural de Águas Belas, localizado no Agreste de Pernambuco, estarão no equipamento estadual compartilhando suas tradições ancestrais e vendendo seu artesanato.
“Os povos indígenas desempenham um papel fundamental na história e na identidade do nosso país. Sua sabedoria ancestral em relação à natureza, sua conexão com a terra, nos ensinam sobre a conservação da biodiversidade. Reconhecer e valorizar sua cultura é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável”, ressalta a gerente geral do parque, Marina Falcão.
Durante esse período também haverá oficinas de artesanato, cestaria e tintas naturais, cine indígena, apresentações culturais, jogos lúdicos sobre educação ambiental e trilha pelo fragmento de Mata Atlântica do parque. Para essa atividade é necessário fazer a inscrição no prédio administrativo do equipamento e o uso obrigatório de calça jeans e sapato fechado. A população pode acompanhar os detalhes da programação diária no perfil do Instagram do Parque Dois Irmãos (@parquedoisirmaospe).
Outra iniciativa importante é a campanha para a arrecadação de alimentos não perecíveis que serão destinados à comunidade Fulni-ô. Esta ação não está vinculada à compra do ingresso para entrar no parque. Ela é uma ação solidária organizada pelo parque.
Os ingressos estão à venda por R$ 5 (entrada inteira) e R$ 2,50 (meia entrada). O acesso é gratuito para crianças até cinco anos. Pessoas a partir de 60 anos, estudantes portando a carteira estudantil, professores, pessoas com deficiência e, quando necessário, seu respectivo acompanhante, têm direito à meia entrada. O parque estará aberto das 09h às 16h.