A Região Turística Encantos do Agreste, projeto coletivo formado pelos municípios de Agrestina, Altinho, São Joaquim do Monte, Panelas, Cupira e Lagoa dos Gatos, foi premiada na etapa estadual do 12° Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora – PSPE (Edição 2023-2024). A premiação aconteceu ontem, dia 15, no Centro de Convenções de Pernambuco, durante o 7° Congresso Pernambucano de Municípios da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).
Dentre mais de 40 iniciativas inscritas de todo o estado, em diversas categorias, a Encantos do Agreste conquistou o 3° lugar na categoria Governança Territorial, uma conquista muito significativa, visto que esta é a primeira vez que uma região turística pernambucana disputa o prêmio. O objetivo do Prêmio Prefeitura Empreendedora é promover o reconhecimento e a valorização de iniciativas inovadoras, protagonizadas por governos municipais.
A Encantos do Agreste é um projeto coletivo de fortalecimento do turismo interiorano, especificamente no território da região Agreste Central. Composto por municípios que possuem características similares, o projeto une forças através de diversos segmentos dos setores público e privado, para fortalecimento dos atrativos naturais, culturais, gastronômicos, e desenvolvimento da região.
A propositura foi realizada pela Prefeitura de Agrestina, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, que é a interlocutora da Região Turística. Para representar o projeto, estiveram presentes na solenidade o prefeito de Agrestina, Josué Mendes, de Cupira, José Maria, de Altinho, Orlando José, e de Panelas, Rúben Lima, além de secretários municipais e equipes técnicas.
Para Josué Mendes, prefeito de Agrestina, chegar à final de um prêmio que reconhece as boas práticas da gestão para o empreendedorismo é motivo de orgulho e grande satisfação, sobretudo com essa iniciativa que vai para além das fronteiras do município.