A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA), divulgou na última terça-feira (30/04), os números oficiais do projeto ‘Guardiões Ambientais’, promovido durante a realização do Festival Viva Garanhuns. A ação é desenvolvida nos principais eventos do calendário municipal em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), e tem como objetivo a sustentabilidade ambiental atrelada à coleta seletiva.
Nos cinco dias de evento foi coletada mais de 1,1 tonelada de material reciclável, sendo 72% de plástico, que será inserido em um novo ciclo de produção. Os trabalhadores que participam do projeto, recebem a cada edição, Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), fardamentos e cestas básicas, além de garantirem uma renda extra.
Paralelo ao “Tratado Global de Plásticos”, o projeto ‘Guardiões Ambientais’ visa minimizar os impactos negativos do descarte inadequado dos plásticos nos eventos. A gestão dos resíduos sólidos junto com a coleta seletiva é um tema que vem ganhando força e visibilidade no município através de políticas públicas e projetos socioambientais.
Texto: Allan Gustavo