Considerado o maior evento de moda do Norte/Nordeste, o Festival do Jeans de Toritama (FJT) chega à sua 22ª edição com apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), e tem seu encerramento marcado para este sábado (04) no estacionamento do Shopping Parque das Feiras, em Toritama. Com mais de 70 marcas que trazem as tendências do jeans para o inverno 2024, o evento conta com programação que debate tecnologia têxtil, estratégias de negócios, tendências de moda e segredos da confecção por meio de desfiles, palestras, workshops e grade de shows.
A Loja de Moda Autoral de Pernambuco (Mape), política pública do Governo do Estado administrada pela Adepe em formato de loja colaborativa, marcou presença com um desfile realizado na abertura do evento. Na passarela foram trazidas criações de estilistas e designers que compõem a loja, com peças que evocaram a originalidade e a cultura pernambucana como elementos que engrandecem a moda.
Localizada no Centro de Artesanato, a Mape opera diariamente e conta com 86 marcas pernambucanas, consolidando-se como uma importante vitrine da cadeia produtiva para pernambucanos e visitantes no coração do Marco Zero. Entre os produtos comercializados, estão roupas, acessórios e calçados.
O presidente da Adepe, André Teixeixa Filho, participou da abertura do Festival e destacou: “O desenvolvimento de Pernambuco passa pelo Polo de Confecções e passa por Toritama. O Governo do Estado, por meio da Adepe, fomenta este e outros eventos que gerem negócios para esta cadeia”.
A Política de Patrocínio da Adepe apoia a realização de eventos em diversas cidades do Agreste, a exemplo do Moda & Negócios em Santa Cruz e Rodada de Negócios da Moda em Caruaru, e outras cidades como Cupira e Passira. Além disso, por meio do Programa Exporta PE, a Agência entregou 40 Planos de Internacionalização para empresas do setor de confecções.
POLO DE CONFECÇÕES – Responsável por 16% da produção nacional, a segunda maior produção do país e a principal do Nordeste no segmento, Toritama é conhecida como a capital do jeans. O Polo de Confecções do Agreste possui mais de 2 mil empresas formais que produzem cerca de 50 milhões de peças por ano, sendo o seu o diferencial o grande número de pequenos e médios produtores, cerca de 24 mil. A produção gera em torno de R$ 5 bilhões a cada ano, segundo o Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE).
O Festival do Jeans de Toritama é realizado pela Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit), com patrocínio da Adepe, Prefeitura de Toritama, Caixa Econômica Federal, Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco, Santana Textiles e Jolitex.