O trabalho em prol do desenvolvimento de crianças e adolescentes autistas em Pernambuco vai ganhar mais um reforço, agora na cidade de Olinda. O Instituto do Autismo (IDA) inicia, este mês, a construção de mais uma unidade de sua rede, num espaço com mais de 1000 m². A previsão é de que, em julho, a oitava unidade do IDA seja entregue, com uma capacidade para atender um média de 200 famílias. “A cidade de tantos pontos turísticos agora também será a cidade da inclusão. Encontramos uma área incrível e tenho certeza que vamos conseguir transformar a vida de muitas crianças e adolescentes, com toda infraestrutura, como quadra, piscina e serviços que o Instituto do Autismo oferece”, afirma o diretor geral do Instituto do Autismo (IDA), Kadu Lins.
Kadu também anuncia a expansão da unidade do bairro das Graças, no Recife, em paralelo ao avanço das obras do espaço que também está sendo construído em Caruaru. “Há cerca de um ano inauguramos a unidade do bairro das Graças. Fomos tão bem acolhidos que atendemos uma quantidade de famílias enorme e hoje o espaço já estava começando a ficar pequeno. Então encontramos uma casa bem próxima, a poucos metros, para que possamos ampliar os atendimentos dessa unidade e melhorar ainda mais nossa estrutura. Nela, teremos agora uma piscina e novos espaços. Um dos espaços será para atender uma solicitação que recebemos dos pais, uma sala para que eles possam conversar, jogar dominó e trabalhar”, detalha Kadu.

Foto: Thiago Emidio
Atualmente, o IDA está presente nos municípios de Igarassu e Carpina, além das instalações em quatro bairros no Recife (Boa Viagem, Imbiribeira, Graças e Poço da Panela). Ao todo, são mais de 1100 funcionários para o atendimento especializado de mais de 500 crianças e adolescentes assistidos pelas seis unidades. “Todo o espaço do nosso instituto é voltado para o desenvolvimento das crianças e adolescentes com autismo, com diversas terapias. Podemos proporcionar, de forma individualizada, o aprendizado de novas habilidades, a autonomia, melhorar a atenção, foco e concentração, a comunicação, bem como a interação e comportamento social”, explica Kadu Lins.
Em todas as unidades, o IDA disponibiliza infraestrutura completa e uma equipe transdisciplinar, com psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, profissionais de Educação Física, pedagogos e musicoterapeutas. Entre as especialidades oferecidas estão: Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada, da sigla em inglês Applied Behavior Analysis), TCC (Terapia Cognitiva-Comportamental), Integração Sensorial, Terapia Ocupacional, Psicomotricidade Relacional e Funcional, Musicoterapia, além de Fonoaudiologia, Psicopedagogia e Nutrição.
Além de todos os serviços oferecidos, as unidades do Instituto do Autismo também contam com diferenciais, como: terapias desenvolvidas na piscina, equoterapia (terapia assistida por cavalos), atividades esportivas ao ar livre e também ações externas. “É incrível acompanhar a evolução dos assistidos, com grandes resultados em termos de independência e sociabilização. Também temos uma atenção e cuidado com as famílias, desenvolvendo atividades específicas para elas. O Instituto possui um olhar especial para também cuidar de quem cuida”, comenta Kadu Lins.
HISTÓRIA – O Instituto do Autismo foi fundado em 2020 por Kadu Lins, que é profissional de Educação Física, especialista em ABA e psicomotricidade, com formações no Brasil e no exterior. Todos os serviços e especialidades oferecidos pelo IDA podem ser acessados por meio de atendimento particular ou através de planos de saúde das redes conveniadas. Os pais e/ou responsáveis podem obter mais informações através do https://institutodoautismo.com/ ou pelo perfil do instituto no Instagram: @institutodoautismo.
Fotocapa: Jorge Fontes
Gostaria de mais informações. Meu filho tem 19 anos e precisa de várias terapias. Não sei se vcs aceitam plano de saúde sulamerica. Queria marcar uma consulta com vcs. Fico aguardando retorno. Obrigada!
Gente, boa noite! Sou mãe de uma criança que apresenta sintomas de autismo porém estou meia que perdida, ainda não consegui nenhum atendimento pra ele. Me ajudem por favor! Qualquer coisa entrem em contato comigo pôs ele já tem 3 anos ano que vem precisa estudar 81999168864. Me ajuda aí jente. Agradeço desde já.