A Secretaria de Saúde do Município do Paulista, acompanhando a recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, irá participar da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. A iniciativa acontece nas unidades de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A campanha contra a doença tem início nesta segunda-feira (27) e vai até o dia 14 de junho.
De acordo com a SES, é importante a adesão dos municípios pernambucanos, visto que o Estado encontra-se numa situação de muito alto risco para a reintrodução da Poliomielite, inclusive, por apresentar uma cobertura vacinal em menores de um ano de idade abaixo de 95%. Diante disso, o órgão reforça que a estratégia de vacinação é fundamental para evitar o retorno do poliovírus no Brasil, uma vez que a doença foi erradicada no País desde 1994.
A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível.
De acordo com o Ministério da Saúde, a população-alvo da campanha contra a poliomielite é composta por crianças menores de 5 anos de idade.
Para a faixa etária de crianças menores de 1 ano de idade, estas deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal (VIP) encontrada para esquema primário. Benefício: proteção contra os três tipos (1, 2 e 3).
Já as crianças de 1 a menores de 5 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de vacina inativada poliomielite (VIP) do esquema básico. Benefício: garantir imunidade intestinal contra os tipos 1 e 3. A meta é vacinar, no mínimo, 95% das crianças de um a menores de cinco anos de idade.
Para poder vacinar as crianças, os pais ou responsáveis devem se dirigir a uma das unidades de saúde listadas abaixo, munidas do cartão de vacina, CPF ou cartão SUS, e RG ou outro documento de identificação oficial do responsável.
Foto: Arquivo/Tomaz Silva/Agência Brasil