A Prefeitura de Jaqueira, na Zona da Mata Sul, já está se preparando para a estação mais chuvosa do ano. Entre os trabalhos de prevenção que a administração municipal segue realizando é uma ação pontual no Rio Pirangi, principal rio que passa pela cidade. A iniciativa do governo municipal, tem como finalidade minimizar o impacto das chuvas volumosas e diminuir o risco de inundação, o que provoca enchentes e afeta diversos moradores.
O trabalho preventivo de desassoreamento no Rio Pirangi, garante por exemplo, o alargamento, remoção do excesso de areia, limpeza de resíduos acumulados no fundo e entorno do rio, que tem aproximadamente 72 km de extensão e banha outras cidades da região da Mata Sul.
“Essas ações foram pensadas para diminuir o risco de moradores terem suas casas invadidas pela água da chuva. Sabemos o que as famílias jaqueirenses enfrentam com as enchentes”, conta a prefeita de Jaqueira, Ridete Pellegrino.
Jaqueira:
Município com histórico de enchentes, vários estragos já foram causados pelas fortes chuvas na cidade. Os efeitos desses temporais, já causaram danos incontáveis em Jaqueira; como a morte de funcionário da prefeitura, destruição parcial de espaços públicos, afastamento de servidores e estudantes de salas de aulas, perda de móveis e documentos dos moradores, além das famílias desabrigadas e desalojadas.
Foto: Raphael Barbosa