Assim como o xadrez, a trança é um clássico nas produções de São João. Versátil, o penteado se adequa a diferentes tamanhos e tipos de fios de cabelo e ainda resiste às chuvas que insistem em cair nas noites de festa.
Para fazer a cabeça de fashionistas para os arraiais, foi inaugurado nesta quinta-feira (06), no RioMar Recife, o Camarim Expo Preta. Trata-se de uma iniciativa do Instituto JCPM de Compromisso Social que converge o afroempreendedorismo local às demandas do período junino.
O Camarim Expo Preta funcionará ao longo de todo o mês de junho. Até o próximo domingo (9) ficará instalado na Vila de São João, montada no Piso L3 do shopping. Já a partir de segunda-feira (10), o atendimento passa a ser feito na Alameda de Serviços, no térreo, próximo à agência dos Correios.
O espaço, oferecido sem custos pelo RioMar Recife, é comandado pelos profissionais Fran Ferrreira, João Perfeito e Miqueline Batista, moradores das comunidades do Pina e Brasília Teimosa. Entre as opções de serviços estão entrelace, tranças tiara, lateral, boxeadora, nagô, tererê, entre outras, com preços a partir de R$ 15,00.
O Camarim Expo Preta funcionou também entre janeiro e fevereiro, durante o período de pré-Carnaval, quando realizou mais de 300 atendimentos.
A iniciativa é um desdobramento da mostra Expo Preta, que reúne anualmente mais de 50 pessoas afroempreendedoras, com exposições artísticas, painéis de conteúdo, desfiles de moda e comercialização de produtos e serviços, cuja próxima edição está marcada para agosto deste ano.