Será lançado no próximo sábado, dia 15 de junho, a exposição e catálogo “Homens e mulheres do Barro de Tracunhaém – ceramistas, arte e tradições da cerâmica figurativa do barro do formigueiro”. A iniciativa, pioneira, é uma celebração à herança cultural e artística ligada à arte ancestral da produção da cerâmica figurativa, na cidade de Tracunhaém, interior de Pernambuco. O evento também marcará a inauguração de uma rota turística pelos ateliês dos artistas destacados no catálogo.
Outra inovação significativa do projeto é a acessibilidade da publicação, que estará disponível nas versões impressa e digital, com tradução em Libras e audiodescrição. A festa de lançamento será realizada no sobrado, localizado na Praça Costa Azevedo, nº 116, centro de Tracunhaém. A programação é aberta ao público, a partir das 14h.
O projeto é fruto de uma pesquisa extensa que entrevistou e catalogou o trabalho de nove artistas ceramistas locais, de diversas origens e gerações de artesãos, muitos dos quais são herdeiros de uma tradição familiar que se mantém viva há décadas. Entre eles, o Mestre Zuza (Patrimônio Vivo Municipal de Tracunhaém); Nando de Zezinho, filho do Mestre Zezinho (Patrimônio Vivo de Pernambuco); Edson Batista, neto da renomada ceramista Severina Batista(in memoriam); Mestre Joaquim, Mano de Baé; Ivo Diodato; Guilherme de Nuca; Ricardo de Maria Amélia. Também integram a relação de artistas, Regilene e Grecylene, que formam o Leny’s arte em barro.
Ao todo, a publicação elaborada em capa dura, reúne 120 páginas, ilustradas com fotografias, desenhos e fragmentos biográficos dos mestres ceramistas e artistas da arte da cerâmica. Tudo isso produzido sob um olhar apurado e precioso, para que o leitor possa fazer uma imersão completa sobre cada uma das obras retratadas. Cabe destacar que o catálogo estará disponível na internet, com tradução em Libras. Outro recurso de inclusão é a audiodescrição, que vai poder ser acessada no canal do Youtube, gratuitamente.
Durante a apresentação do catálogo, o público vai poder conferir, de perto, uma exposição com cada uma das obras dos artistas entrevistados na pesquisa. “Esta é uma oportunidade de, juntos, celebrarmos a salvaguarda e memória do nosso Patrimônio Material e Imaterial cerâmica figurativa de Pernambuco”, pontua o produtor cultural e coordenador geral do projeto, Alexandre Veloso.
O lançamento do catálogo e da exposição marca um momento importante para Capital do Artesanato em Cerâmica, com a estreia da rota pelos ateliês dos artistas que integram a pesquisa. “A iniciativa busca não apenas promover a arte local, mas também incentivar o turismo cultural na região, valorizando ainda mais a economia criativa de Tracunhaém. Queremos proporcionar novas formas de interação e apreciação da arte local”, enfatiza Veloso.
Dentro da agenda do projeto, será realizada a inauguração de uma passeio turístico por nove ateliês de artistas locais, que integram o catálogo. A Iniciativa pioneira, busca aproximar e apresentar uma visão autêntica e dinâmica do patrimônio produzido nos ateliês dos ceramistas, para moradores, turistas e visitantes. Afinal, esses espaços são conhecidos como museus orgânicos, onde a vida cotidiana e a cultura local são preservadas e apresentadas ao público de maneira viva e interativa.
O catálogo “Homens e mulheres do Barro de Tracunhaém” se soma a outra importante pesquisa realizada, em 2018, pelo produtor cultural Alexandre Veloso. À época, com incentivo do Funcultura, ele produziu o catálogo “Homens e mulheres de Barro de Goiana”. Inclusive, esse trabalho venceu, no ano seguinte, o Prêmio Ayrton de Almeida, que busca reconhecer a atuação dos fazedores de bens culturais de natureza material e imaterial de proteção, preservação, conservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural em todas as macrorregiões do Estado de Pernambuco.
Até o fim de 2025, serão lançados, mais dois catálogos, inéditos. Sendo um dedicado ao ofício da arte ceramista do Alto do Moura em Caruaru. Já o outro, é voltado às ceramistas de Belo Jardim, ambas no Agreste Central do estado.
Este projeto é realizado com incentivo da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura.
- Serviço
. O quê: Lançamento de catálogo e exposição celebram a riqueza da arte ancestral do interior de Pernambuco
. Quando: Sábado, 15 de junho
. Onde: Sobrado, localizado na Praça Costa Azevedo, nº 116, centro de Tracunhaém.
. Horario: 17h
. Ingreso: Gratuito.
Mais informações: www.instagram.com/ceramistas.tracunhaem