Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Gravatá bem representada no 38º Concurso de Quadrilhas Juninas do Recife no Sítio Trindade

Gravatá bem representada no 38º Concurso de Quadrilhas Juninas do Recife no Sítio Trindade

A cidade de Gravatá, que fica no Agreste de Pernambuco, levou duas representantes da cultura quadrilheira para o Sítio Trindade, em Recife, esta semana.

As Quadrilhas Juninas Portal do Agreste e Traquejo participaram do 38º Concurso de Quadrilhas Juninas do Recife. As duas mostraram a arte através da vibração dos integrantes, o colorido das roupas e coreografias de tirar o chapéu.

A primeira a se apresentar, representando Gravatá, foi a Quadrilha Junina Traquejo. Com o tema “Barqueata”, a Traquejo, que foi fundada em 07 de abril de 2007, trouxe um espetáculo que se desenrola numa pequena cidade de pescadores, nos preparativos do casamento de Pedro, um pescador, e a espiritualizada Janaína, filha da fervorosa e radical Irmã Zuleide durante os festejos do padroeiro da vila, São Pedro dos Navegantes.

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

O fundador e coreógrafo da Quadrilha Junina Traquejo, Wanderson José, falou após a apresentação. “Foi mais do que a gente esperava, a Barqueata foi um presente para a gente, que o mar nos escolheu. A gente estava ansioso, preparando isso para mostrar para esse público, o Sítio Trindade tem a cara do São João, é a cara do quadrilheiro, a gente se sente em casa aqui. A gente queria distribuir os presentes e compartilhar o que o mar fez com a gente. É maravilhoso ter a cidade com a gente, os pais, a prefeitura na pessoa de Viviane representando o prefeito, as secretarias, é muito gratificante. A gente está muito feliz”.

Logo em seguida, a Quadrilha Junina Portal do Agreste entrou na quadra e contagiou o público com o tema “Nunca Fui Santa” com a Trupe Mambembe de Pernas pro Ar, um espetáculo repleto de cores, magia e dança, que trouxe muita emoção e reforçou o compromisso da quadrilha com os aspectos culturais e religiosos de Gravatá. Fundada em 2022, é uma forte representante de expressão junina de quadrilha estilizada.

Alberto Lima, coreógrafo, figurinista e parte da diretoria da Quadrilha Junina Portal do Agreste, falou orgulhoso: “É a primeira vez que a Quadrilha vem para cá e a gente tem apenas três anos e no nosso terceiro ano já veio viver essa emoção de Recife, deste concurso grandioso e maravilhoso. A apresentação foi do jeito que a gente queria e superou nossas expectativas. Vamos em frente!”.

Viviane Facundes, primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos de Gravatá, estava representando o prefeito Joselito Gomes. “É um privilégio para nós gravataenses estarmos aqui na noite de hoje no Sítio Trindade para prestigiar duas grandes quadrilhas representando nosso município e representando muito bem. Quero aproveitar, em nome do prefeito Padre Joselito para parabenizar as Quadrilhas Juninas Portal do Agreste e Traquejo pelas brilhantes apresentações”. A chefe de Gabinete, Liliane Costa, também assistiu à apresentação das quadrilhas juninas de Gravatá.

FICHA TÉCNICA QUADRILHA JUNINA PORTAL DO AGRESTE
Casamento: Lucas Silva
Desenvolvimento do Tema: Lucas Silva
Figurino: Alberto Lima e Matheus César
Coreografia: Alberto Lima e Matheus César
Trilha Sonora: Fábio Lima
Marcador: Lucas Silva

FICHA TÉCNICA QUADRILHA JUNINA TRAQUEJO
Casamento: Hérika Araújo
Desenvolvimento do Tema: Hérika Araújo e Wanderson José
Figurino: Wanderson José
Coreografia: Wanderson José
Trilha Sonora: Hérika Araújo e Wanderson José
Marcador: Carlos Nascimento

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *