O fole da sanfona decola neste primeiro final de semana de festejos juninos do Recife. Para quem não perde a oportunidade de um bom arrasta-pé, já pode tirar a camisa xadrez do armário e se preparar para o tengo lengo que irá tomar conta do bairro do Recife e de Casa Amarela.
Entre os destaques, uma das homenageadas da festa, Nádia Maia, se apresentará neste sábado (15), no Sítio Trindade. A programação completa está disponível em https://recifejunino.recife.pe.gov.br/ e a cidade terá cerca de 1,2 mil apresentações até o final do ciclo, que se encerra no dia 30 de junho.
No Boulevard da Rio Branco, no bairro do Recife, as evoluções e apresentações começam sempre ao meio-dia, com trio pé-de-serra circulante. A partir das 17h, a programação musical do palhoção tem início com atrações representativas da tradicional cultura popular do ciclo junino.
O espaço irá acolher manifestações como quadrilhas, desfile de bandeiras, trios e artistas, com destaque para o show da Família Salustiano e a Rabeca Encantada, que ocorre às 17h do domingo (16). Ao longo do final de semana, o espaço oferecerá 14 shows e apresentações.
No Sítio Trindade, o Pavilhão das Quadrilhas, a Sala de Reboco e o palco prometem shows e evoluções de tirar o fôlego. No sábado e domingo, a disputa mais acirrada do ciclo junino irá reunir apresentações de sete quadrilhas adultas no sábado e mais sete no domingo, sempre com o início das apresentações marcado para às 20h.
O domingo promete ser de grandes emoções, porque, ao final da última apresentação, serão anunciadas as as 12 equipes finalistas classificadas que receberão um valor de R$ 4,2 mil cada e passam a disputar a premiação em dois dias: 18 e 19 de junho. O anúncio dos vencedores será realizado ao final das apresentações do dia 19.
Na Sala de Reboco, os casais irão poder curtir shows de nomes como Larissa Lisboa e Mevinha Queiroga. No palco principal, além de Nádia Maia, irão se apresentar nomes como Irah Caldeira, Fabiana Pimentinha, Liv Moraes e Maestro Spok com Orquestra Forrobodó e participação especial de Gabi da Pele Preta.
No domingo (16), fé, devoção e forró se encontram no tradicional desfile das bandeiras, cortejo artístico e religioso que irá partir às 17h do da Rua da Moeda rumo ao Arraial Novo da Rio Branco. No total 14 bandeiras e grupos culturais irão desfilar para louvar os padroeiros do período: São José, Santo Antônio, São João e São Pedro. O cortejo percorrerá as ruas da Guia, Arsenal, Bom Jesus e culmina na Sala de Reboco montado no Boulevard da Rio Branco.
Fotocapa: Marcos Pastich