Seguindo a tradição, o Recife continua envolto no balancê do forró e o arrasta-pé é garantido no Bairro do Recife, em Casa Amarela e em cinco dos onze polos descentralizados. Para quem aproveitou os primeiros dias repletos de manifestações culturais com artistas locais consagrados e para quem ainda não teve a oportunidade de festejar, a segunda semana do São João do Recife está repleta de atrações imperdíveis. Beto Hortis, Silvério Pessoa e Aluísio do Acordeon são apenas alguns dos nomes que irão animar o Sítio da Trindade no próximo sábado (22). A programação completa está disponível em https://recifejunino.recife.pe.gov.br/ e a cidade terá cerca de 1,2 mil apresentações até o final do ciclo, que se encerra no dia 30 de junho.
No Bairro do Recife, o forró na Avenida Rio Branco será retomado a partir da quarta (19), ao meio dia, com trios pé-de-serra. A programação continua durante o dia e se estende, a partir das 17h, com atrações locais como quadrilhas, grupos de coco, bandas, trios e diversos artistas. Na quinta-feira (20), Cila do Coco e Luciano Magno irão conduzir o palco com maestria, às 19h20 e 22h, respectivamente. Nos cinco dias de forrobodó (de quarta, 19, a domingo, 23), a Sala de Reboco da Rio Branco oferecerá 34 shows e apresentações.
Nos próximos dias de festa no Sítio da Trindade, o Pavilhão das Quadrilhas, a Sala de Reboco e o Palco Principal seguem animando as noites e conquistando o público com atrações dignas do São João mais autêntico e animado do Nordeste. A celebração já se inicia nos dias 18 e 19, com a final do 38º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas com apresentação das 12 equipes finalistas. Nos dias 22 e 23, é a vez das 12 equipes finalistas do 20º Concurso de Quadrilhas Juninas Infantojuvenis comandarem a festa, a partir das 16h.
Na Sala de Reboco, Aécio dos 8 Baixos, Aluísio do Acordeon e Rabecado são alguns nomes que vão embalar as noites em muito forró, a partir da sexta-feira (21). Já no Palco Principal, serão 16 apresentações de artistas que representam a tradição da cultura junina, como Beto Hortis, Quinteto Violado, Novinho da Paraíba, Mestre Gennaro, Bia Marinho, Silvério Pessoa, Maciel Melo e Petrúcio Amorim.
Foto: Antônio Tenorio
Foto: Irandi Souza
Nesta terça-feira (18), o resultado da votação popular para escolher as atrações dos polos descentralizados do São João do Recife também será divulgado. Ao todo, 912 artistas e agremiações concorrem em 21 categorias diferentes. A votação acontece até segunda (17) através do app ou site do Conecta Recife (https://conecta.recife.pe.gov.br/), clicando no banner “São João 2024”, de forma gratuita. Ao fim da votação, 10 artistas/grupos serão escolhidos para compor a grade de cada um dos polos.
Nos dias 22 e 23, os polos Lagoa do Araçá (Imbiribeira), Barro, Totó, Campo Grande e Cordeiro vão estar a todo vapor. Já nos dias 28 e 29, a festa é garantida nos polos Brasília Teimosa, Vila Tamandaré (Areias), Bongi, Ibura e Poço da Panela. A iniciativa é uma parceria das secretarias de Governo e Participação Social e de Cultura, da Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR) e da Empresa Municipal de Informática (Emprel). Além destes 10 polos, o bairro das Graças também ganhará um foco de forrobodó pra chamar de seu nos dias 22 e 23 de junho. A programação destes 11 polos, que terão mais de 160 apresentações, será divulgada em breve.
Fotocapa: Wagner Ramos