Fernando de Noronha vivenciou, neste sábado (29), um dia de muita fé e devoção a São Pedro, um dos santos mais queridos da ilha. O padroeiro dos pescadores foi celebrado com atos religiosos, barqueata, peixada e shows de Nena Queiroga, Maestro Forró e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e de Fabiana Pimentinha, além da apresentação da Quadrilha Noronha Matuta.
Feriado na ilha, a Festa de São Pedro dos Pescadores começou logo cedo, com uma missa na capela de mesmo nome do santo. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, ao lado do pároco da ilha, padre Wesley Souza. Na ocasião, muitos fiéis católicos, turistas e a comunidade em geral participaram do momento religioso.
Logo após a missa, as pessoas saíram em procissão cantando hinos e com a imagem do santo no andor, até a Praia do Porto, onde foi colocada na embarcação Orion para navegar e abençoar o mar de Noronha. O ato foi acompanhado por dezenas de outros barcos, em um dos momentos mais bonitos da festividade, passando por várias praias da ilha, até chegar aos Dois Irmãos, onde, tradicionalmente, a embarcação Feliz Navegantes passa entre os dois morros.
No retorno da barqueata, uma peixada foi servida na Praia do Porto para as pessoas presentes, organizada pela Associação dos Pescadores do arquipélago (Anpesca) e alguns parceiros. Cerca de 300 quilos de peixe foram servidos.
Antes do início dos shows, a administradora Thallyta Figuerôa apresentou a todos o grande homenageado da festa, Valmir Ramos da Silva, o seu Danda, pescador há cerca de 60 anos na ilha, e falou um pouco sobre a festividade e a celebração para São Pedro.
“Participar da missa logo cedo, sair pela Barqueata, fazer a travessia entre os Dois Irmãos é algo que não tem explicação. Acho que nenhuma palavra que eu possa dizer aqui, nenhuma frase, vai conseguir passar e transmitir aquilo que sentimos. É um momento para comemoramos, mas, sobretudo, para agradecermos. Sabemos a importância do pessoal que trabalha no mar e que faz Fernando Noronha ser o que é”, disse.
“Para mim é muito gratificante. Nunca fui homenageado nesse tempo todo aqui na ilha. É uma satisfação muito grande. Ver com esse povo todo essa festa bonita. Então tenho só a agradecer à Administração. Só posso dizer que o meu dia a dia é no mar e amanhã estarei novamente lá”, afirmou seu Danda.
Shows – As apresentações iniciaram com Nena Queiroga, que cantou diversos clássicos da carreira e muitas músicas juninas e carnavalescas, seguida pelo Maestro Forró e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, apresentando o projeto Fole Assoprado, contemplando a ciranda, coco, xaxado e xote. Quem encerrou a festa em grande estilo foi a cantora Fabiana Pimentinha do Nordeste, que levou para a ilha a turnê Forró com Pimenta.
Pesar – O Dia de São Pedro também foi marcado pela notícia do falecimento de Fátima Neder, que fazia parte da Anpesca e foi uma das primeiras pessoas que iniciaram o movimento festivo para celebrar São Pedro em Fernando de Noronha. Um minuto de silêncio foi realizado em sua homenagem.