O município de Araripina, no Sertão do Araripe, é um dos destaques na produção de leite no estado de Pernambuco. Com o intuito de fomentar ainda mais essa cadeia produtiva, o Sebrae/PE, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), realiza um ciclo de capacitações e de adequação com 40 empresários, entre agroindústrias e bovinocultores locais. Entre as atividades previstas, estão consultorias em produção, beneficiamento, licenciamento ambiental e marketing digital. A meta do projeto inclui ainda o lançamento de cinco novos produtos derivados de leite.
O projeto deve reunir 30 produtores de leite e 10 agroindústrias em uma programação de atividades que deve durar 18 meses. O grupo de integrantes da agroindústria e de bovinocultores terá acesso à consultorias em boas práticas de manejo da bovinocultura para desenvolvimento de embalagem, rotulagem e design de produtos, além de licenciamento ambiental e capacitação em confecção de produtos lácteos.
A programação para os empresários também envolve imersão no Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados 2024, que acontece em São Luís, no Maranhão.
O analista do Sebrae/PE Kerlison Pereira afirma que a expectativa após a realização do ciclo de investimentos em qualificação e adequação produtiva é obter resultados concretos de acesso a novos mercados. “A gente espera que os produtores possam atender as exigências legais de novos mercados, oferecendo produtos de melhor qualidade, e lançar cinco novos produtos derivados de leite no mercado local”, explica.