Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Secretária de Cultura acompanha embarque do grupo Samba de Coco Raízes de Arcoverde, representante de Pernambuco no Cena Nordeste do Maranhão

Secretária de Cultura acompanha embarque do grupo Samba de Coco Raízes de Arcoverde, representante de Pernambuco no Cena Nordeste do Maranhão

  • Cultura

A secretária de Cultura do Estado de Pernambuco, Cacau de Paula, esteve presente no Aeroporto Internacional do Recife, na manhã desta quinta-feira (04), para acompanhar o embarque do Samba de Coco Raízes de Arcoverde para o festival Cena Nordeste, no Maranhão. Representando Pernambuco, o grupo participará da programação cultural do evento, que acontece neste fim de semana (05 e 06 de julho), no Canto da Cultura, no Teatro João do Vale e na Casa do Tambor de Crioula.

“Nós estamos muito felizes! Viemos aqui para desejar boa sorte e dizer que temos a certeza de que eles irão representar Pernambuco de forma brilhante, como sempre fizeram. Afinal, eles estão levando a nossa cultura popular e toda a nossa riqueza cultural não só para o Maranhão, mas como todo Nordeste, Brasil e mundo”, afirmou a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.

O Samba de Coco Raízes de Arcoverde foi selecionado por uma curadoria do Consórcio Nordeste para representar a terra dos altos coqueiros. Formado oficialmente em 1992, mas suas origens remontam ao início do século 20, quando ainda em 1916, as irmãs Lopes começaram no Coco, originando, décadas depois, o tradicional grupo que levava o nome da família. Com o passar dos anos muitos músicos foram incorporados ao grupo e com a junção das famílias Gomes e Lopes, somadas ao mestre Lula Calixto, foi fundado o grupo que conhecemos hoje.

O vocalista do grupo José Keangelo está super empolgado para a apresentação. “Para a gente tá sendo uma honra imensa de tá indo representar Pernambuco e mostrar a nossa cultura e o que a gente gosta de fazer”, disse sorrindo.

Entenda o festival:

O Cena Nordeste é uma iniciativa do Consórcio Nordeste. O projeto começou a ser gestado em 2023 pela Câmara Temática da Cultura da entidade. Neste ano, o festival começou pela Paraíba e deve passar por todos os estados da região, assim, todos terão a oportunidade de ser anfitriões.

Além disso, foi atribuída uma linguagem cultural distinta a cada um dos estados. A Paraíba ficou responsável pelo graffiti, Sergipe e Alagoas pela cultura popular, o Maranhão pela música, o Piauí pelo forró, Pernambuco pelo audiovisual, Rio Grande do Norte pelo teatro, Ceará pela dança e Bahia pelo circo.

Após a passagem por São Luís, o Cena Nordeste deve passar por Teresina (2 e 3 de agosto), Recife (31 de agosto e 1º de setembro), Natal (21 e 22 de setembro), Aracaju (11 e 12 de outubro), Fortaleza (16 e 17 de novembro) e Salvador (7 e 8 de dezembro).

Foto: Dani Pedrosa/Secult-PE/Fundarpe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *