Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

SCJ-PE na Fenearte: Espaço Cidadania oferece horário estendido aos finais de semana para acolher crianças e jovens

SCJ-PE na Fenearte: Espaço Cidadania oferece horário estendido aos finais de semana para acolher crianças e jovens

  • News

O final de semana é tradicionalmente um momento dedicado ao descanso e ao lazer, onde tempo de qualidade e atividades com a família são comuns. Entretanto, esse cenário ideal não se aplica a todos, especialmente à crianças e jovens expostos ao trabalho infantil ou cujos pais trabalham informalmente. Neste contexto, a Secretaria da Criança e Juventude de Pernambuco (SCJ-PE), em parceria com as Prefeituras de Olinda e Recife, oferece horários estendidos de funcionamento durante os finais de semana no Espaço Cidadania, em atividade na 24ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte).

Aos sábados e domingos, o equipamento iniciará o funcionamento quatro horas mais cedo, começando o acolhimento às 10h até as 22h30. “A iniciativa visa garantir que, mesmo no fim de semana, quando a presença dos pais é mais limitada devido ao trabalho, as crianças ainda possam ter acesso a um local seguro e adequado para suas necessidades”, garante o secretário da Criança e Juventude, Ismênio Bezerra. O Espaço, com capacidade para receber até 100 crianças e adolescentes diariamente, abrange faixas etárias de 4 a 13 anos e está localizado na parte superior do Centro de Convenções, em frente ao Teatro Guararapes. Pais e mães que trabalham informalmente na feira e em seu entorno poderão confiar seus filhos aos cuidados da equipe multidisciplinar da SCJ-PE durante todos os dias de feira (03 a 14 de julho).

O ambiente acolhedor oferece atividades educativas e lúdicas que foram cuidadosamente planejadas para engajar a garotada, proporcionando momentos de aprendizado e diversão, que visam contribuir com o desenvolvimento social e intelectual dos participantes. Além disso, o local oferece alimentação diária para os jovens acolhidos. Aos sábados e domingos, o almoço será servido a partir das 12h, lanche a partir das 15h e jantar a partir das 18h.

Cerca de 125 profissionais atuam na sensibilização dos pais e responsáveis ambulantes para que deixem seus filhos no Espaço de Proteção enquanto trabalham, além de realizarem o acolhimento e cuidado dos participantes. Para o cadastro, o responsável deverá preencher um formulário com informações pessoais da criança.

Foto: Surama Negromonte/SCJ-PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *