A maior exposição já realizada no Brasil sobre a Capela Sistina e os afrescos de Michelangelo abre as portas para o público na próxima quinta-feira (18), no RioMar Recife. Mas, em uma pré-estreia exclusiva, nesta quarta-feira (17), às 14h, 200 estudantes de escolas públicas moradores de comunidades do Pina e Brasília Teimosa poderão conferir em primeira-mão a experiência imersiva que reúne história, arte e cultura.
Formado por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, o grupo é atendido pelo Instituto JCPM de Compromisso Social, em oficinas multidisciplinares e curso pré-universitário. “Além de proporcionar uma programação inesquecível de férias, a visita é uma oportunidade de despertar o senso de mundo, colocá-los em contato com outras formas de arte, com uma experiência sensorial e intelectual”, destaca o coordenador de Gestão e Articulação do IJCPM, Carlos Duarte.
Durante o passeio pelos mais de mil metros quadrados de área da exposição, com 15 salas com réplicas, manuscritos, desenhos, esculturas em tamanho real e a projeção das paredes e do teto da Capela Sistina, os jovens terão uma aula especial sobre história do Renascimento Italiano, no século XVI, na transição da Idade Média para a Renascença.
Os visitantes poderão analisar algumas das obras mais icônicas de Michelangelo, como as réplicas das esculturas de David e da Pietá, e os incríveis detalhes do teto da Capela mais famosa do mundo, com mais de 300 figuras, incluindo cenas do Livro do Gênesis, como “A Criação de Adão”, “A Queda do Homem” e “O Julgamento Final”. “A visita cheia de simbolismo será uma incrível viagem pelo tempo e espaço, de poder conhecer uma das obras mais famosas do mundo perto de casa, na reprodução de um ambiente como a Capela Sistina, no Vaticano, palco de importantes eventos históricos, como a escolha do Papa”, completa Duarte.
SOBRE O IJCPM
O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social atua para o desenvolvimento intelectual e profissional de jovens de 14 a 24 anos, moradores de comunidades do entorno dos empreendimentos do Grupo JCPM, com seis unidades distribuídas em quatro capitais do Nordeste: Aracaju, Fortaleza, Recife e Salvador. Desde 2009, quando foi criado, já foram atendidas mais de 67 mil pessoas, com ações focadas em elevação de escolaridade, empregabilidade, inclusão e diversidade, formação cidadã, mundo digital e saúde e bem-estar. No Recife, a instituição funciona no RioMar, atendendo às comunidades do Pina e Brasília Teimosa.
SOBRE A EXPOSIÇÃO MICHELANGELO – O MESTRE DA CAPELA SISTINA
Depois de uma temporada de sucesso em São Paulo, a exposição tem sua primeira parada no Recife e será aberta ao público nesta quinta-feira (18), no piso L3 do RioMar, onde fica em cartaz até 25 de agosto, com ingressos desde R$ 30, à venda no site bilheteriadigital.com/michelangelorecife e no quiosque localizado no piso L2 do shopping, em frente à loja Amaro. A mostra imersiva funcionará de segunda à sexta, das 10h às 20h30, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h30, com classificação livre. Menores de 12 anos devem estar acompanhados do responsável e crianças até 5 anos não pagam.
Foto: Cinthia Bueno