A Prefeitura de Bezerros decretou, nesta sexta-feira (26), luto oficial de três dias pelo falecimento do xilogravurista, cordelista e poeta José Francisco Borges, mundialmente conhecido como J. Borges. O Decreto Nº 2.647, de 26 de julho de 2024, reconhece a humilde e brilhante trajetória do Mestre J. Borges, reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco, com atuação na cultura e artesanato. O decreto foi assinado pela prefeita do município, Lucielle Laurentino.
Em respeito aos familiares e amigos e a memória do Mestre J. Borges, as bandeiras da sede da Prefeitura de Bezerros estão hasteadas a meio mastro.
NOTA OFICIAL DE LUTO – PREFEITURA DE BEZERROS
A Prefeitura de Bezerros lamenta profundamente pelo falecimento do mestre J. Borges, Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. Sua vida será imortalizada, através de suas obras de xilogravura e literatura de cordel, que tocaram os corações ao redor do mundo. Sua obra deixa um legado inestimável em nossa história. Aos familiares e amigos, nossos mais sinceros votos de pesar e solidariedade. Que sua história e obra continuem a nos inspirar e confortar.
NOTA OFICIAL DE LUTO – PREFEITA LUCIELLE LAURENTINO
Com tristeza, nos despedimos do Patrimônio Imaterial de Pernambuco e do mestre J. Borges. Ele que, além de xilogravurista, também foi cordelista, poeta e pintor. Conheci J. Borges e igualmente tantos bezerrenses, sinto muito orgulho e gratidão por tudo que ele fez e faz pela cultura brasileira, principalmente nordestina. As palavras não podem expressar a tristeza desse momento, mas gostaria de demonstrar meus sentimentos a toda família Borges. Descanse em paz, mestre.
Foto: Alex Matos – GECOM/PMB.