Em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e à líder quilombola do século 18 Tereza de Benguela, ambas registradas no dia 25 de julho, o Sesc Pernambuco vai promover o Festival Quariterê. A iniciativa segue até 3 de agosto e vai envolver a rede de bibliotecas, do litoral ao sertão, em programações que se unem ao coro em memória desses movimentos de legitimação e resistência.
Rodas de conversa, cine debates, palestras, oficinas, ações de estímulo ao empreendedorismo e apresentações artísticas estão entre as atividades do itinerário. Elas vão acontecer nas unidades de Santo Amaro, Santa Rita, Arcoverde, Piedade, Espaço Cultural Fábrica de Criação Popular (Triunfo), Petrolina, Goiana, Surubim, Buíque e Belo Jardim.
Na programação, estão atividades como oficinas gastronômica afros, de pinturas e de xampu para cabelos crespos, exposições, feira de empreendedorismo, saraus, entre outras, que vão envolver o público geral, alunos da rede pública e das unidades do Sesc. “Será um grande momento de resgate e respeito às memórias, mas também da defesa pelo olhar diverso e de potencialidades intelectuais de nomes e movimentos de mulheres negras”, comenta Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac.
História – O Quilombo do Piolho, ou do Quariterê, localizava-se às margens do rio de mesmo nome, no Mato Grosso, durante a segunda metade do século XVIII, e Tereza de Benguela é a heroína negra que assumiu a liderança do quilombo por 20 anos, após a morte de seu marido e antigo líder, José Piolho. Com o objetivo de resgatar e manter as lutas por direitos em pauta, o Sesc promove, desde 2021, o Festival Quariterê.
Esta edição vai traz o conceito de “Atlanticidade” como fio condutor de suas ações, a partir da definição trazida pela pensadora, poeta e ativista Beatriz Nascimento. “É a ideia de que os corpos negros carregam consigo as heranças culturais vindas de África que se reconfiguram e encontram outras formas de aparição e resistência nos territórios além do atlântico. É sobre as heranças da diáspora africana e de que maneiras elas se fazem presentes no contexto latino-americano e caribenho”, explica Adalberto Trajano, Analista da Rede Sesc de Bibliotecas de PE.
Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista, no Recife, e o Centro de Produção Cultural, Tecnologia e Negócios do Sesc, em Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.
Programação – Festival Quariterê
Sesc Arcoverde (87 3822-2901)
30/07 – Ações educativas com estudantes do 3° e 4° anos do Ensino Fundamental sobre o tema: Mulheres negras latino-americanas
Sesc Santa Rita (81 99805-0067)
02/08, às 18h30 – Oficina de assessoria de imprensa, com Salatiel Cícero
03/08, às 9h Oficina de Twerk, com Briê Silva; às 14h – Oficina de discotecagem, com DJ Boneka; às 15h – Oficina “Cozinha Ancestral”, com Tayná Passos
Sesc Ler Goiana (WhatsApp 3626-8402)
30/07, às 09h – Contação de história indígena com Magda Alves, na Biblioteca do Sesc;
às 14h – Sarau em homenagem às Heroínas Negras Brasileiras, com o grupo ARTESIA;
às 20h – Sarau sobre a cultura Afro Goianense, com o grupo Terça com Poesia;
31/07 às 19h – Palestra sobre a presença negra nas Bandas Filarmônicas da Zona da Mata, com Cristian Auxiliadora da Silva; Em seguida, Debate: Educação antirracista e como trabalhar a cultura negra através dos filmes – caso Dada quilombola, com Tayná Nunes.
1º/08, às 9h – Palestra Afroempreendedorismo o caso delícias da preta, com Roberta e Medicação de Danielle Martins; às 10h – Apresentação Cultural – Capoeira Feminina com o Boi brasileiro; 11h Apresentação Cultural – Dança Atlântica com o Grupo Mercedes Baptista e as 11h30 – exibição da série de curtas Pretas da História, de Danielle Valentim.
Sesc Belo Jardim (81 99805-0071)
30/07, às 1 4h – Roda de conversa sobre estratégias de ação social em comunidades periféricas e oficina de fuxico com Regia Vieira;
Sesc Petrolina (87 3866-7474)
1º/08, às 19h – Bate-papo com Marcia Guena e mediação com Ceres Santos sobre a vida e legado de Tereza de Bengala e show musical com Wênia Trindade, cantando sobre mulheres negras inspiradoras
02/08, às 19h – Roda de conversa sobre Letramento Racial e show musical com Dayanne Menezes
03/08, às 14h – Oficina “Abebé: o espelho de Osun e os lugares de mulheres negras no amor”, com Luádia Mabel
15h – Oficina sobre produção de xampu para cabelos crespos
Espaço Cultural Fábrica de Criação Popular (87 3846-1341)
31/07, às 19h – Saberes e Tradições Xucuru – Roda de conversa sobre as tradições e lutas do povo Xucuru. Ação direcionada aos estudantes da EJA e aberta aos estudantes em geral
02/08, às 14h – Oficina de tranças nos estilos Nagô e Box Braids, com Daline Cardoso
Sesc Santo Amaro (81 99805-0208)
31/07, às 19h – Conversa com Inaldete Pinheiro e estudantes da EJA sobre Escrevivências da mulher preta e exibição do documentário Uma Irmã mais Velha, protagonizado pela escritora.
Sesc Ler Buíque (87 99682-0059)
1º/08, às 9h – Painel de discussão “Desafios e conquistas das mulheres negras na sociedade atual e a saúde mental e bem estar das mulheres negras”, com participação de Dona Irailda, Leandro, Dra. Zoyla Reyes Herrera e a Mestra Josefa (Quilombo Mundo Novo); às 10h – Oficina de cantigas de roda “Celebrando a riqueza cultural e artísticas das mulheres negras”, com a Mestra Josefa (Quilombo Mundo Novo)
Sesc Piedade (81 97306-8868)
02/08, às 10h – Cine debate com o documentário “Diálogos com Ruth de Souza” no Cine Teatro Samuel Campelo, para os alunos da Escola Rodolfo Aureliano
03/08, às 15h – Sarau de Poesia de poetas de Pernambuco com os estudantes da unidade, na Faculdade Metropolitana
Sesc Surubim (81 99805-0067)
02/08 – 14h às 16h – exibição e debate do filme “Alice dos Anjos”, na Escola Oliveiros de Andrade Vasconcelos
03/08, às 13h – Oficina e contação de história: Minha história eu vou contar no pé de baobá, com Stephany Metódio na Biblioteca Sesc.
Foto: Simony Rodrigues