Pela primeira vez na história, a oposição se uniu em São Lourenço da Mata mostrando que a vontade popular e o espírito democrático foram fundamentais na consolidação da unidade das oposições, no propósito de reconstrução da cidade. O ex-prefeito do município Jairo Pereira (PSDB) e o ex-vereador Milton Micuíba (União Brasil), estão juntos para ganhar a prefeitura em 2024 com a chapa “São Lourenço com mais saúde e segurança”, apresentada nesse sábado (3), na convenção do União Brasil, no Clube São Lourenço da Mata.
Na aliança, Jairo Pereira é o candidato a prefeito e Micuíba a vice-prefeito, numa coligação que conta com a federação Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) Cidadania; e as legendas União Brasil (UB), Democracia Cristã (DC), Partido Social Democrático (PSD), Partido da Mobilização Nacional (PMN), Partido Renovação Democrática (PRD) e o valioso apoio da governadora Raquel Lyra que, por conta de agenda, não foi ao evento mas enviou uma mensagem. “Nossa governadora deixou um recado: a gente precisa tirar o PSB das entranhas de São Lourenço da Mata”, repassou Milton Micuíba.
Segundo Jairo Pereira, o candidato do União Brasil tomou uma decisão histórica na política da cidade. “Milton vai esperar para ser prefeito com meu apoio. Ele será um vice-prefeito atuante, vai governar comigo e participar ativamente da minha gestão. Meu sucesso será o de Milton”, declarou Jairo Pereira que, assegura, não disputará a reeleição daqui a quatro anos, dando vez a Micuíba.
Antes de tomar a decisão de abrir mão da candidatura a prefeito, Milton ouviu lideranças políticas e de comunidades. “Com cada pessoa que conversei, em cada casa que entrei ouvi o clamor por mudança, para derrubarmos a ditadura do PSB na cidade. Nunca fui inconsequente para deixar que um sonho pessoal se sobreponha ao do povo”, afirmou.
Cidade jogada às traças
A União por uma nova São Lourenço da Mata chega com o propósito de reconstruir a cidade que, segundo o médico Jairo Pereira, encontra-se abandonada. “A saúde não funciona, as escolas estão sucateadas, não existe assistência social. Até a festa do padroeiro do município que está acontecendo agora deixou de ser do povo. Quando comecei a realizar a festa com grandes atrações nacionais, ela era uma oportunidade dos pequenos comerciantes ganhar algum dinheiro, hoje é só para os grandes. Eu não vou vender a festa”, assegurou Jairo, criticando a privatização da Festa de Agosto promovida pelo prefeito Vinícius Labanca (PSB).
Já Milton Micuíba expôs o drama da população que sofre com altos índices de violência que trouxeram a cidade de volta às páginas policiais porque o atual prefeito, por ser oposição, não procura ajuda do governo do Estado e não têm políticas sociais de combate à violência. “Quando a gente visita hospitais, postos de saúde e escuta criancinhas reclamando da falta de merenda nas escolas, dói muito. A cidade não tem médicos pediatras. Vinícius Labanca é inimigo das crianças. Mas vamos reconstruir a saúde com a experiência do nosso pediatra e ultrassonografista, Dr. Jairo Pereira”, declarou Micuíba.
Para o ex-prefeito de São Lourenço da Mata, Bruno Pereira, antecessor de Labanca, o prefeito do PSB governa a cidade pelas mídias sociais, totalmente alheio à realidade. “Não existe mais o grupo de Jairo e o grupo de Micuíba. Agora somos um só grupo, o da renovação por São Lourenço da Mata”, declarou Bruno.
A força dos vereadores
A coligação União por uma nova São Lourenço da Mata reuniu 48 candidatos a vereador, dos quais 15 são mulheres, seguindo as regras de representação nacional. “Estamos cada dia mais atuando na política e tomando decisões que resultam em dias melhores para nossa população. Nós sabemos o que as mulheres precisam e vamos lutar por elas ao lado dos nossos companheiros da coligação na Câmara Municipal”, declarou a candidata à vereadora Tallita Micuíba, do núcleo de mulheres do União Brasil em São Lourenço da Mata.
Confirmando a presença feminina na política municipal, a única vereadora da cidade, Swamy do Queijo (PSDB), representou as mulheres no palco da convenção, junto aos vereadores Fabinho Pereira (PSDB) e Salvador (PSDB).
É como estar escrito na reportagem; são Lourenço não será mas a mesma. O povo não aguenta mais ver são Lourenço com cara de 40 anos atrás. Nossa cidade não tem um Shopping, um terminal de integração,uma praça que sirva de lazer pra estar com a família, não tem se quer um mine Shopping. Estar atrasado. Parece um interior mal desenvolvido. Pra mim chega. ESTOU COM MILTON E JAIRO.
SOU ALEXANDRE DO PALMEIRAS
estou na disputa pra vereador,pelo
União Brasil. Obg.