A primeira edição da Multimodal Nordeste 2024, primeiro evento do novo centro de convenções do Recife, o Recife Expo Center, superou todas as melhores expectativas em público e movimentação financeira. Durante três dias, foram 80 marcas expositoras e aproximadamente 6,6 mil pessoas passaram pelo evento, gerando uma movimentação financeira de mais de R$ 330 milhões, superando em 32% a expectativa inicial. A feira aconteceu no Pavilhão Sul entre os dias 6 e 8 de agosto e já tem data para acontecer em 2025, com o dobro de área no pavilhão.
A feira se tornou o ‘case’ de maior sucesso da Insight Feiras e Negócios, que figura como uma das principais promotoras de feiras e negócios do Nordeste (B2B). “Expectativas superadas, sucesso total na primeira edição da feira, para o próximo ano dobramos o tamanho da área do pavilhão para atender a demanda que existiu esse ano, já temos uma fila de espera de clientes que não conseguiram participar da Multimodal deste ano. O setor de logística está em todo o segmento da economia, está retratado isso com todos os três dias de feira lotados”, afirma o diretor da Insight Feiras e Negócios, Rodrigo da Fonte.
A feira Multimodal Nordeste se consagrou como uma oportunidade para investimento, onde abre o espaço para a geração de negócios e prospecção, além de muito relacionamento entre empresas e clientes criando um networking no meio empresarial que fortalece o setor de logística e coloca Pernambuco no centro estratégico do Nordeste. A sócia da Insight Feiras e Negócios Tatiana Menezes destaca a importância dessa primeira edição da feira. “O que a gente viu aqui em todos os três dias, realmente superou todas as expectativas. O nível de feira, especialmente o nível dos visitantes compradores, é o que faz a diferença num evento. Estar em uma casa nova como o Recife Expo Center também deu um brilho ainda mais especial a este primeiro evento do equipamento”, ressaltou Tatiana.
Um dos principais motivos para o crescimento do setor na região tem sido a modernização dos portos, essenciais para o escoamento da produção local e para a facilitação do comércio internacional, além do Porto de Suape, em Pernambuco, que têm se destacado não apenas pela movimentação de cargas, mas também pela adoção de tecnologias que otimizam operações e reduzem custos logísticos, e, o investimento em centros de distribuição e hubs logísticos. “Temos o prazer de falar que somos a única corretora de seguros focada no segmento de transporte e logística do Nordeste, é um grande privilégio para a gente ser expositor de uma feira que o mercado de logística precisava ter na região. O evento proporcionou grandes parcerias, fortalecendo cada vez mais o setor logístico”, evidencia o CEO da Positivação Corretora de Seguros, Amauri Cavalcanti.
Anúncios importantes para os negócios do Estado foram feitos durante o evento. O Complexo de Suape lançou o Censo 2024, voltado para a comunidade empresarial instalada nos 12 polos de desenvolvimento do complexo, que atualmente comporta 83 corporações de ramos econômicos diversos, empregando mais de 20 mil postos de trabalho. Além da divulgação do Censo, foi anunciado o projeto de expansão da área ocupada pela Shineray do Brasil, na planta localizada no complexo. Num terreno de 3,7 hectares, ao lado da empresa, haverá investimentos da ordem de R$ 40 milhões. A ampliação das atividades corporativas deverá gerar cem empregos diretos e 160 indiretos. Com isso, a Shineray terá maior capacidade de armazenagem de veículos no pátio de estacionamento em funcionamento na unidade pernambucana. “O censo é voltado para o público que faz parte do território e o objetivo é coletar informações estratégicas para que possamos ter as informações necessárias para nortear nossa política de desenvolvimento e de expansão”, pontuou o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot.
A feira recebeu nos três dias, estudantes do SENAC, que possui diversos cursos voltados para empreendedorismo e logística. “Cheguei com boas expectativas, para aprender com as palestras e os expositores. É importante saber como funciona e como é a atuação no mercado de trabalho, para poder colocar o conteúdo que a gente aprende na sala de aula em prática, espero poder voltar na próxima edição”, afirmou a estudante de administração Ana Elisa.
Em 2025, a feira acontecerá de 5 a 7 de agosto no Recife Expo Center.
O evento teve o patrocínio diamante do Complexo Industrial Portuário de Suape e da Infraero, Ministério dos Portos e Aeroportos, Governo Federal. Ainda foram patrocinadores Banco do Nordeste (Ouro) e NEQ Equipamentos (Bronze). A Multimodal teve o apoio dos Correios, Adepe, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo de Pernambuco, Travelex, Space Totem e Mais Vida Cobertura Médica, além do apoio institucional da Associação Nordestina de Logística (Anelog), da Associação Comercial de Pernambuco (ACP), da Amcham, da Rede CIN e as federações FIEPE, FIEA, FIEPB, FIEPI, FIERN e FIEB. Parceiros de internet oficial Um Telecom e ambiental Carbono B.