O Vale do São Francisco está de olho na fatia de mercado que a cadeia produtiva do abacate oferece nos âmbitos nacional e internacional. Por isso, a região busca ampliar a produção para além dos atuais 500 hectares e passar de grande consumidor a maior produtor da fruta. Para apoiar esses produtores, na quinta-feira (22), durante o Abacate Day, realizado em Petrolina, o Sebrae/PE lança o curso “Abacaticultura sustentável”, com 16 horas de duração, incluindo atividades teóricas e práticas. A instituição também vai oferecer, por meio do Sebraetec, uma consultoria exclusiva em cultura do abacate.
Todas essas soluções contam com o custeio de 70% do valor por parte do Sebrae e apenas 30% ficam a cargo do produtor. O Abacate Day é uma iniciativa do Sebrae/PE, com o Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina e da Associação Abacate Brasil. Ainda há vagas disponíveis, garanta a sua neste link: https://www.sympla.com.br/evento-online/abacate-day-2024/2564715.
A programação se inicia com a palestra “Panorama de Produção e visão de mercado de abacates no Brasil”, a ser ministrada pelo presidente da Abacates do Brasil, Adilson Penariol. O evento segue abordando temas como “Novas tecnologias na produção de mudas de abacate e avocado” com a pesquisadora e representante técnica no Brasil da Westfalia Fruit, Barbara Della, e “Manejo de Podas na cultura do Abacate” com o pesquisador da Universidade Federal de Lavras, Pedro Maranha, entre outros temas.
A analista do Sebrae/PE Laianne Macedo afirma que o evento é um momento de oferecer informação e conhecimento técnico para que o empreendedor rural inicie o cultivo, aproveitando a alta demanda de mercado, e para impulsionar, de forma eficiente, a produção daqueles que já estão inseridos na cadeia produtiva do abacate.
Para isso, durante o Abacate Day, o Sebrae irá lançar uma série de soluções para apoiar os produtores interessados em aproveitar a demanda de mercado dessa cadeia produtiva.
“A gente está trazendo o pessoal que já tem mais conhecimento na cultura e oferecendo soluções efetivas para quem deseja ampliar essa produção e aproveitar a oportunidade de mercado”, explica Laianne Macedo.
De acordo com o especialista em cultura do abacate, Denis De Lima, o Vale do São Francisco tem potencial tanto para a cultura do abacate, quanto do avocado – uma variedade de sabor salgado, com um fruto de tamanho menor. “O teor de matéria seca do nosso abacate é maior do que o do Sudeste. Isso confere sabor, textura, crocância e tempo de prateleira maiores”, pontua.
SERVIÇO
O quê: Abacate Day
Quando: 22 de agosto, das 8h às 17h
Onde: Senai Petrolina, Av. Monsenhor ngelo Sampaio, 267 – Vila Eduardo, Petrolina – PE
Por que: Apoiar produtores a criar ou ampliar o cultivo de abacate
Quem: Sebrae/PE, com o Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina e da Associação Abacate Brasil