Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa celebra centenário do arquiteto Acácio Borsoi com roda de conversa

Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa celebra centenário do arquiteto Acácio Borsoi com roda de conversa

  • Cultura

O Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa (CCMEB), em Olinda, realiza, nesta sexta-feira (23), às 16h, a roda de conversa “Borsoi e CCMEB: Arquitetura e Inclusão”, em homenagem ao centenário de Acácio Borsoi (1924—2009), arquiteto reconhecido por promover a arquitetura moderna em Pernambuco. Foi ele quem assinou o projeto de reforma do centro cultural, sendo um de seus últimos trabalhos.

A roda de conversa terá as participações de Camila Bandeira, diretora-geral de Promoção da Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), e dos arquitetos Lúcio Omena, Rosa Aroucha e Roberta Borsoi, filha de Acácio Borsoi, que acompanhou a reforma do mercado, entre os anos de 2014 e 2017. A mediação será feita pelo coordenador do CCMEB, Carlos Mélo.

A obra do arquiteto carioca — que dedicou a vida à projeção de espaços em diálogo com o ambiente climático do Nordeste brasileiro — e os bastidores da reforma do então Mercado Eufrásio Barbosa, com o relato de experiências vividas durante a transformação do equipamento, tornado centro cultural, são os temas do encontro.

“É bastante simbólico celebrar o centenário de Borsoi no CCMEB, equipamento de cultura que valorizamos e queremos tornar mais bem ocupado, respeitando a sua história e a sua vocação atual enquanto espaço de fomento para setores da economia criativa, como a arquitetura, o design e as artes visuais e populares”, afirma Camila Bandeira.

A roda de conversa “Borsoi e CCMEB: Arquitetura e Inclusão” vai ocorrer na Sala Janete Costa do Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa. Espaço que, com seu nome, reverencia a arquiteta e companheira de Borsoi. Junto com ele, a pernambucana construiu uma obra e um legado de relevância para a arquitetura brasileira e também para o design e o artesanato.

Esta ação de valorização da importância do Mercado Eufrásio Barbosa para a memória coletiva de Olinda integra-se, ainda, à Semana Estadual do Patrimônio Cultural de Pernambuco, realizada na última semana pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) junto com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE).

ACÁCIO BORSOI

Formado em 1949 pela Faculdade Nacional de Arquitetura (FNA) da Universidade do Brasil, atual UFRJ, Acácio Gil Borsoi nasceu no Rio de Janeiro em 1924. Mudou-se para o Recife em 1951, para assumir a cadeira de Pequenas Composições da Escola de Belas Artes de Pernambuco, depois incorporada à UFPE.

Foi responsável pela reformulação do curso de arquitetura da escola, em 1964, e mais tarde assumiu o lugar do arquiteto italiano Mario Russo na cadeira de Grandes Composições, permanecendo no cargo até 1979, após pedir demissão em repúdio à intervenção militar na instituição.

Radicou-se pernambucano após dois anos vivendo na capital do Estado. Em 1969, casou-se com a arquiteta pernambucana Janete Costa, nome de importante relevo para a arquitetura e o artesanato brasileiros. Construíram juntos uma trajetória marcante na arquitetura e no design.

Acácio Borsoi também foi precursor na proteção do patrimônio histórico e responsável por uma série de obras residenciais, comerciais e institucionais em cidades como Recife, Rio de Janeiro e Brasília. Faleceu no dia 4 de novembro de 2009, em São Paulo.

Serviço
“Borsoi e CCMEB: Arquitetura e Inclusão”
Dia 23 de agosto, às 16h
Sala Janete Costa do Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa

Foto: Marlon Amorim/ADEPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *