O Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE), através do Marco Pernambucano da Moda, lançou a 11ª edição do Marco Trends, intitulada “Anthropologie”. O Boletim de Tendências de Moda de agosto traz as tendências Y2K, que estão de volta para vestuários, além de acessórios e estética geral.
Capturando a nostalgia e o espírito da virada do milênio, a tendência Y2K ressurgiu com força nos últimos anos. Com cores vivas e tons metálicos que refletem a obsessão por tecnologia e inovação, marcada por uma estética vibrante e futurista, ela celebra elementos icônicos dos anos 2000 e os reinterpreta para o contexto contemporâneo.
Tendência Y2K – Looks ao mesmo tempo retrôs e futuristas seguem paletas que têm como destaque os prateados, azuis cintilantes e rosa neon. Tecidos sintéticos, como vinil e látex, e materiais brilhantes evocam a estética ousada e futurista. O Verde Brat retorna. A cor emergiu como expressão autêntica da inovação e da singularidade. O tom é considerado um fenômeno estético que desafia convenções e reflete um desejo coletivo pelo frescor e autenticidade em um período de grandes transformações, capturando o espírito de uma era que busca se distanciar do previsível. As paletas são frequentemente escolhidas com base em análises meticulosas de tendências e comportamentos. O Verde Brat surge, no entanto, de forma inesperada e lembra que a inovação pode surgir dos lugares mais improváveis.
Looks – Calças de cintura baixa, tops cropped, mini saias, calça cargo e jaquetas bomber oversized voltam a ficar em alta, ao mais belo estilo de celebridades dos anos 2000, a exemplo de Britney Spears e Paris Hilton. Nostalgia e diversão somam aos looks com peças como bolsas pequenas e brilhantes, óculos de sol com armações grandes e coloridas, cintos statements, faixa de tecido para cabelo e tênis robustos com detalhes em neon. A baby tee (antiga baby look) vem com tudo na composição do guarda-roupa feminino no verão 2024/25. Já as populares (nos anos 1990 e início dos anos 2000) calças de cintura baixa voltaram a compor as coleções de inverno 2024 e verão 2024/25. Também as saias (longas, midis e minis) de cintura baixa ganham mais popularidade entre o público teen e jovem adulto.
O diretor-presidente do NTCPE, Pedro Miranda, destaca que “o boletim mensal de tendências apresenta o que está em alta no mundo da moda. É uma proposta acessível e resumida dos conteúdos encontrados nos bureaus de tendências, uma fonte de inspiração para estilistas e marcas”. Para conferir todos os detalhes do 11º Marco Trends – Anthropologie, basta acessar o link https://marcopemoda.com.br/boletim-de-tendencias/.
NTCPE – Organização social privada, gestora do Marco Pernambucano da Moda, é um dos mais fortes interlocutores dos setores da moda e da indústria de confecções do Estado. Tem a missão de promover a inovação, cooperação e intercâmbio de informações entre empresas do segmento, poder público, academia e entidades de apoio e fomento. Com apoio de parceiros, como o Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, compartilha e soma iniciativas entre o setor produtivo, universidades e entidades de fomento e suporte para ampliar a inserção do segmento nos mercados nacional e internacional. Há unidades em Olinda (Mercado Eufrásio Barbosa, Largo do Varadouro, s/n, Varadouro) e Caruaru (Rua Visconde de Inhaúma, 107, Maurício de Nassau).