Em setembro, Afogados da Ingazeira será palco da 3ª Mostra da Diversidade Sexual no Sertão do Pajeú. Além de exibições de curtas metragens abordando gênero, sexualidade, religiosidade e diversos outros temas atuais, a mostra oportuniza que artistas da cidade e região possam expressar sua arte.
A edição deste ano terá um olhar sobre a preservação ambiental: 24 mudas de árvores serão plantadas em escolas e locais públicos ao longo do evento. Entre as oficinas, será possível prestigiar temas como documentário, escrita literária (online), elaboração de projetos e produção cultural. Ainda haverão debates e uma visita guiada ao Cine São José, com a participação de alunos de escolas públicas.
Em setembro, será divulgada a lista de filmes que serão exibidos durante a mostra, que será realizada no Cine São José de 16 a 19 de setembro. A entrada é sempre gratuita.
“A Mostra vem crescendo com essa perspectiva de semear o respeito às diferenças, por isso abordamos também o combate ao racismo, empoderamento feminino, e tantos temas ainda urgentes em nossa cidadania. Mas para 2024, decidimos colocar no foco também a preservação ambiental porque as mudanças climáticas são uma realidade impossível de serem negadas”, reflete Lúcio Vinicius, produtor do evento.
Realizada numa parceria entre Xerém Produções e o grupo LGBTQIA+ Filhes do Pajeú, a Mostra ainda tem como parceiros a Sagaz Produções, a Pajeú Filmes,o projeto F(r)icções e o projeto Plante uma árvore, com patrocínio do Banco do Nordeste, Lei Rouanet e Ministério da Cultura / Governo Federal.
PARTICIPE DAS FORMAÇÕES
É possível acompanhar todas as ações da Mostra nas redes sociais @mostradadiversidade e @xeremproducoes e dentre as quatro formações previstas, duas já estão disponíveis para inscrições:
A oficina online em parceria com o projeto F(r)icções: módulo “Olhar”, de 15h/aula, onde as alunas e alunos irão receber formação sobre os tipos de escrita como resenha, crítica e ensaio no cinema. Márcio Andrade e Sandro Alves, ambos com vasto currículo na área de audiovisual, serão os formadores.
Inscrições gratuitas até o dia 6 de setembro através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdj3HmxycRMQnWwOMIzO3awhl_yNxz_ikGGBFoIgPxoqNBd4g/viewform. Os selecionados serão anunciados dia 11 de setembro. As aulas serão ministradas de forma online, das 9h30 às 12h, nos dias 16, 17, 18 e 19 de setembro.
Já a segunda será “Elaboração de minidocumentário” com Marlon Meirelles, cineasta e produtor cultural. A formação será realizada presencialmente na Associação de Moradores do bairro Borges, na rua Antônio Simão do Nascimento, nº 15, entre os dias 14 e 16 de setembro, das 14h às 17h. As inscrições gratuitas vão até às 17h do dia 10 de setembro, pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfFfW9SUEtgXxs8kZET7BQ6dXwKW7nfD0PLhXLDcJ3Qd9At1g/viewform. Serão disponibilizadas 15 vagas e as aulas são presenciais.
Foto: Angelo Azous