Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Peça indígena “Mandarú no Reino de Ororubá” tem apresentações no Teatro Barreto Júnior, em Recife

Peça indígena “Mandarú no Reino de Ororubá” tem apresentações no Teatro Barreto Júnior, em Recife

  • Cultura

A peça de teatro ‘Mandarú no Reino de Ororubá’, acontecerá no Teatro Barreto Júnior, em Recife-PE, neste fim de semana, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro. Os ingressos são limitados e podem ser retirados através do site ou aplicativo do Sympla.

‘Mandarú no Reino de Ororubá’ é uma história que conta a luta e resistência do Povo Xukuru do Ororubá contra os invasores de suas terras desde a chegada dos portugueses no ano de 1654. Uma experiência única para vivenciar a cultura, tradição, luta e resistência dos povos originários.

A peça se desenrola mostrando a trajetória de luta e entrega de vida do guerreiro MANDARÚ (Xikão Xukuru). Cacique do Povo Xukuru, que em 1986 reiniciou o processo de luta, promovendo importantes debates entre lideranças dentro e fora da cidade, e teve sua vida tirada, em 1998, quando foi vítima de uma emboscada na cidade de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco.

O assassinato de Xikão mudou a história do Povo Xukuru e foi uma tentativa de latifundiários calarem aquele povo e também de tentar impedir a demarcação dos seus territórios. O coletivo fez questão de adaptar a história para o teatro e apresenta-lo de forma lúdica, colocando pontos importantes, que vão encantar e surpreender o público.

TEATRO MANDARÚ

Formado por jovens indígenas do Território Xukuru, o Encantamento Teatral MANDARÚ é referência em todo país e já foi premiado por duas vezes no Prêmio de Culturas Indígenas nas edições de 2009 e 2010 na cidade de São Paulo.

Este projeto tem o apoio do Ministério da Cultura, via Programa Funarte Retomada Teatro 2023, da Fundação Nacional Das Artes.

“O teatro Mandaru tem um papel fundamental para o Povo Xukuru do Ororubá, pois possibilita que sejam materializadas na cena, as histórias de luta e resistência de um povo forte e guerreiro, assim como os aspectos culturais e relacionais, unindo tradição e contemporaneidade, ritos e rituais, o sagrado e o profano, numa simbiose mutualística”, destacou Iago Josef, diretor geral do projeto de circulação.

A Direção Artística é de Karol Mandarú. Jovem indígena e ativista das pautas sociais.

ACESSIBILIDADE

Haverá acessibilidade arquitetônica e comunicacional, através da presença de uma Intérprete de Libras nos dois dias de espetáculo.

SERVIÇO: ‘Mandarú no Reino de Ororubá’
Teatro Barreto Júnior – Recife/PE
R. Est. Jeremias Bastos – Pina, Recife – PE, 51011-040 – Telefone: (81) 3302-5914
Dias 31/08 e 1º de setembro de 2024 – 20h

Foto: Diego Xukuru

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *