Com participação da atleta Rayssa Leal desde sua concepção, o programa Skate pela Mudança Social, realizado pela Rede Esporte pela Mudança Social (REMS), está mudando a vida de 40 crianças e adolescentes de Lagoa de Itaenga, na Zona da Mata. A Associação Conexão Social (ACS) é a única organização pernambucana escolhida pela iniciativa e recebe suporte organizacional, recursos financeiros e equipamentos esportivos para oferecer as aulas de skate ao grupo.
Intitulado Skate Livre, o projeto da ACS é financiado pela REMS, Laureus e Nike, com o apoio da ONG Social Skate. “Estamos transformando a vida de 40 crianças e adolescentes com um esporte que conquistou os brasileiros e nos enchem de orgulho. Aqui eles não apenas aprendam a andar de skate, mas também desenvolvam habilidades importantes para o futuro”, ressalta a coordenadora da ACS, Iaura Lima.
As crianças estão aprendendo, na primeira fase do projeto, sobre como utilizar os equipamentos de segurança como capacete, cotoveleira, munhequeira e joelheira, e já têm primeiros contatos com o skate. “Isso é muito importante porque realiza do sonho desses meninos e meninas. Quando eu era adolescente, praticar skate era visto com desconfiança, e até marginalizavam a prática, mas agora tenho a chance como educador, de mostrar que skatismo é um esporte que nos dá muitas conquistas importantes, a exemplo de Rayssa Leal”, completa o treinador Lucas Roberto.
Associação Conexão Social – A Associação Conexão Social (ACS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que foi fundada em maio de 2005 no município de Lagoa de Itaenga, na zona da Mata Norte de Pernambuco. A organização possui o objetivo principal de mobilizar a população em busca da garantia dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ACS atende em seus projetos, crianças, adolescentes, jovens, mulheres e pessoas idosas.