O Museu do Homem do Nordeste — que faz parte da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) — acolhe nesta quinta-feira (4), a exposição de artes plásticas produzidas por adolescentes de origem rural da Zona da Mata Norte de Pernambuco. A exposição Olhares Rurais: Memórias e Transformações no Campo é uma iniciativa que faz parte do Projeto Paleta Coletiva da ONG Giral.
As obras — repletas de cor, originalidade e criatividade — transmitem vivência e experiências desses jovens na rotina diária na zona rural. A tradição, os desafios e as esperanças do campo são retratados de forma autêntica, revelando um universo rico e aberto à reflexão de como cada um vê a própria realidade.
Nas oficinas de artes plásticas da Giral, os jovens participam de incursões e emersões nas comunidades rurais de Glória do Goitá (a 62 km do Recife). Os adolescentes são motivados a levar à sala de aula seus olhares sobre as pessoas, paisagens, atividades agrícolas e principalmente a rotina social e econômica do homem do campo em busca de sobrevivência, mesmo diante dos avanços tecnológicos que lhes permitem ter em casa televisão, internet e celulares.
O resultado é a pintura de 13 produções em acrílicas sobre telas 40 × 50 cm, dos artistas mirins de Beatriz Albuquerque, Djenify Oliveira, Gabrielle Ma¬as, Jacy Silva, Jhene y Ferreira, Júlia Costa, Kauan Santana, Laís Mirelle, Lohana Farias, Marcelo Caetano, Mikael Ferreira, Nycolle Ribeiro, Rita Bacelar.
A exposição, ao ser realizada no Museu do Homem do Nordeste (ícone da cultura no Brasil), estabelece um diálogo interessante entre o passado e o presente. As obras dos jovens artistas dialogam com o rico acervo do museu, que conta a história e a cultura do povo nordestino. Essa conexão entre gerações e entre diferentes formas de expressão artística enriquece a experiência do visitante, proporcionando uma imersão completa no universo cultural da região.
SERVIÇO:
Quando: quarta-feira, 4 de setembro.
Hora: às 9h
Onde: Museu do Homem do Nordeste — Fundaj Casa Forte, Recife.
Evento: Exposição Olhares Rurais: Memórias e Transformações no Campo.