A Pernambuco Construtora deu um passo importante, neste mês de setembro, para promover a inclusão social e o desenvolvimento profissional de seus colaboradores, com o lançamento do Projeto Canteiro Escola. Inspirada em um projeto social do Colégio Cognitivo, a construtora replicou a iniciativa de alfabetização de adultos diretamente nos canteiros de obras, criando um ambiente propício para a educação e o crescimento pessoal dos trabalhadores.
Segundo a Gerente de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional, Ana Nascimento, o projeto surgiu da observação sobre a necessidade de melhorar o nível de informação dos funcionários.
“Verificamos que alguns colaboradores enfrentam dificuldades na interpretação de informações escritas, o que impacta diretamente em áreas importantes como segurança e saúde no trabalho. Com o apoio do Colégio Cognitivo, decidimos levar essa iniciativa para os nossos canteiros de obras, proporcionando aulas de alfabetização e matemática com o mesmo conteúdo e os mesmos professores do projeto original”, explica a gerente.
As aulas acontecem em uma sala de aula criada no canteiro do Rooftop Agamenon Prince, com todo o material escolar necessário fornecido pela construtora. Com aulas de português e matemática realizadas às segundas e quartas-feiras, o projeto tem duração prevista de um ano.
Atualmente, há 20 alunos por turma, e o projeto já iniciou sua primeira turma. O método utilizado para a alfabetização inclui informações do cotidiano dos colaboradores, facilitando o aprendizado e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
“A alfabetização e o ensino de matemática não apenas melhoram a capacidade dos nossos colaboradores de interpretar informações, mas também têm um impacto direto em sua autoestima e qualidade de vida. Estamos empolgados com os resultados iniciais e pretendemos expandir o projeto para incluir uma sala de aula em nossas obras na praia”, acrescenta Ana Nascimento.
O projeto é conduzido pela professora Rosineide Souza, do Colégio Cognitivo, que traz a expertise necessária para garantir que o aprendizado seja eficaz e significativo para os trabalhadores. Ana Nascimento diz que essa iniciativa é muito mais que uma simples aula.
“É uma oportunidade para nossos colaboradores crescerem pessoalmente e profissionalmente, melhorando sua capacidade de comunicação e interpretação de informações para a vida e para o seu trabalho diário”, conclui a gerente.