A primeira reunião para a construção do Plano Municipal de Turismo de Caruaru (PMT) foi realizada nessa quarta-feira (11), no auditório do Centro Administrativo do município. A iniciativa é da Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa (Sedetec), em parceria com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag).
Nesse primeiro momento, foram ouvidos os representantes do trade turístico, que envolve agências de viagens, gastronomia e hotelaria, além do Conselho Municipal de Turismo, que apresentaram sugestões para a construção do PMT, o qual será vigente a partir de 2025.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa, Pedro Augusto, o PMT é um importante instrumento de gestão para o desenvolvimento local da atividade turística e serve como guia para o planejamento e a execução das políticas públicas municipais de turismo, otimizando o aproveitamento dos recursos, potenciais e da realidade atual da estrutura turística da cidade.
“Nós já estamos trabalhando com essa visão desde que assumimos a pasta. A cadeia do turismo é um dos setores mais importantes para a geração de emprego e renda no município, e várias ações foram realizadas para mudar a percepção que se tinha do turismo, desde que a pasta migrou da Fundação de Cultura para o Desenvolvimento Econômico”, ressaltou o secretário Pedro Augusto.
O próximo encontro será entre a Prefeitura de Caruaru e o Conselho Municipal de Turismo, para debater e analisar as sugestões dos representantes do trade turístico e, assim, finalizar o Plano Municipal de Turismo. Após a conclusão, o documento será enviado à Câmara Municipal para aprovação.