Nessa sexta-feira (20), a Fundação de Cultura de Caruaru celebrou uma importante parceria com o Memorial Mestre Manuel Eudócio, espaço dedicado a preservar o legado de um dos maiores mestres do barro do Brasil. O memorial, localizado no Alto do Moura, abriga mais de 120 obras de Manuel Eudócio e é organizado e mantido pelo artesão Ademilson Eudócio, filho do mestre.
Com a nova parceria, o Memorial Mestre Manuel Eudócio agora integra oficialmente a Rota do Turismo de Caruaru, destacando-se como um dos principais pontos de visitação da cidade. Além disso, a Fundação de Cultura disponibilizou dois funcionários que atuarão diretamente no espaço, reforçando o compromisso com o apoio e a manutenção do patrimônio cultural local.
“Eu trabalho aqui, este é o meu ateliê, e hoje eu tenho a alegria e o prazer de consolidar essa parceria com a Fundação de Cultura. Eu até consegui o espaço, mas não conseguiria manter isso aqui aberto se não fosse a Fundação e toda a equipe, que deu total apoio e me incentivou, para que hoje pudéssemos estar de portas abertas, recebendo o público que visita o Alto do Moura. Isso é de grande importância para mim, principalmente como filho do Mestre Manuel Eudócio, poder preservar essa arte, cultura, tradição e legado que ele nos deixou, e que ficará para as futuras gerações”, destaca Ademilson Eudócio.
O memorial, que passou recentemente por revitalização e ampliação, está localizado na Rua Mestre Vitalino, no Alto do Moura, e está aberto para visitação, oferecendo uma experiência ainda mais imersiva, com obras, documentos e objetos pessoais que contam a história e o talento do artesão.