Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Museu Murillo La Greca inaugura exposição coletiva de pinturas de pequeno formato nesta quinta-feira (3)

Museu Murillo La Greca inaugura exposição coletiva de pinturas de pequeno formato nesta quinta-feira (3)

  • Cultura

Nesta quinta-feira (3), a partir das 18h, acontece a abertura da exposição coletiva Dois passos para trás, no Museu Murillo La Greca, exibindo pinturas de pequeno formato de Heitor Dutra, Marcela Dias e Pilar Rodriguez, que são artistas da Garrido Galeria.

Com coordenação e produção de Rod Souza Leão e texto crítico de Mariana Leme, a exposição surge de uma inquietação partilhada pelos três artistas diante da demanda recorrente de produção de obras de grande formato, a partir da constatação de que a escala monumental das pinturas é carregada de uma dimensão simbólica importante, tendo sustentado historicamente os discursos das camadas mais altas do poder hegemônico, como a Igreja e o Estado.

Partindo dessas questões, Heitor, Marcela e Pilar determinaram para si próprios que produziriam especificamente para esta exposição cerca de 30 pinturas cada, adotando sempre a dimensão de 10×15 centímetros.

Dois passos para trás segue aberta para visitação até final de novembro. Os horários de visitação são de quarta a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e sábados, das 10h às 17h. Entrada gratuita.

SOBRE OS ARTISTAS

Heitor Dutra
Recife (PE) | 1992
Mestre em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco (2020), bacharel em Cinema e Audiovisual pela mesma instituição (2015), e fotógrafo pelo SENAC/PE (2012). Vive e trabalha na capital pernambucana. Heitor encontra na pintura seu principal meio de trabalho.

Na sua prática, o artista conjuga imagens de repertórios visuais distintos; somam-se ao apreço pela iconografia clássica ocidental a visualidade do design industrial, a imagética das artes decorativas e o erotismo gay, concebendo os distintos elementos visuais como variáveis da equação compositiva que formará o quadro final; variáveis essas passíveis de transformação e realocação na superfície da tela ao longo do processo de pintura, fazendo deste proceder algo aberto e imprevisível.

Ultimamente, interessa ao artista investigar a relação do mundo natural com o modo de vida contemporâneo da sociedade de consumo, urbana e industrial, no contexto do nordeste brasileiro. O artista é representado pela Garrido Galeria (PE).

Marcela Dias
Recife (PE) | 1998
Marcela Dias investiga a pintura a contar da própria especificidade do meio, traçando experimentos para aprender sobre e criar a partir da materialidade com a qual lida. Tal aprendizado acontece no hiato entre o que deseja e faz e na experiência que entremeia a ação sobre suas telas e a contemplação de cada um desses gestos.

Em uma obra que reúne um sortimento coeso de experimentos somados a uma intencionalidade vacilante a um conjunto de gestos voluntariamente imprecisos, surge o pensamento crítico da artista sobre esta linguagem inscrita na contemporaneidade. O trabalho de Marcela se dá após os incessantes fluxos de proclamação da morte da pintura, nascendo, inclusive por conta de tal fator, como um exercício prenhe de liberdade poética e técnica.

Abraçando o caráter objetal de suas telas, propõe encontros de massas de cores serenas, minimalistas, com configurações de tinta de maior agressividade e contraste.

À superfície matérica construída sobre lona, dada a partir de nacos de tinta, raspagens e diluições diversas, a artista acrescenta complexas relações cromáticas que vão de cores esmaecidas a vibrantes, resultando em um território que é ponto de encontro entre o cotidiano e o pictórico por meio de sua feitura.

Pilar Rodriguez
Salvador (BA) | 1977
Pilar Rodriguez reside e trabalha no Recife (PE). Graduada pela ESPM-Rio em Publicidade e Propaganda (2000), começou a pintar aquarelas depois do nascimento de sua filha em 2012. A partir de 2018, passa a se dedicar profissionalmente à pintura.

A arquitetura tropical invadida pela natureza passou a ser o motivo inicial de seu trabalho, representando paisagens e plantas da Mata Atlântica que faziam parte do seu entorno no Rio de Janeiro. Com a mudança de território, do Rio para o Recife, em 2021, inevitavelmente seu trabalho passou a ser influenciado por uma nova paisagem, com incidências de luz muito próprias. Atualmente, a artista volta o seu olhar para a possível relação entre cor, memória e materialidade na pintura.

SERVIÇO
INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO COLETIVA DOIS PASSOS PARA TRÁS
Artistas da Garrido Galeria: Heitor Dutra, Marcela Dias e Pilar Rodriguez.
Coordenação e produção: Rod Souza Leão
Texto crítico: Mariana Leme
Local: Museu Murillo La Greca (Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, n° 366, Parnamirim, Recife/PE).
Data da inauguração: 3 de outubro de 2024 (próxima quinta-feira), a partir das 18h.
Visitação: De quarta a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h; sábados, das 10h às 17h. Entrada gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *