O Governo de Pernambuco lançou a licitação para a quarta etapa do projeto Ilumina PE, tocado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), que visa a modernização da iluminação pública nos municípios do Estado.
A iniciativa, executada através da contratação de empresa de engenharia especializada, prevê a substituição de 1.393 luminárias existentes por novas luminárias com tecnologia LED.
Nesta fase serão beneficiados os municípios de Carpina, Arcoverde e Paudalho, num investimento total de R$ 2 milhões, contemplando as cidades de Carpina, Arcoverde e Paudalho. A substituição das luminárias será iniciada em dezembro, seguindo o cronograma estabelecido pelo governo.
No ano passado, o governo de Pernambuco firmou uma parceria com a Neoenergia para substituir 35.000 lâmpadas de vapor de sódio e de mercúrio por lâmpadas de LED em todo o Estado de Pernambuco até 2026.
Somadas às lâmpadas que estão sendo trocadas pela Neoenergia, o Governo do Estado de Pernambuco, até 2026, promoverá a troca de 25.000 lâmpadas, de maneira direta, com investimento que supera os R$ 25 milhões.
“Essas lâmpadas, conhecidas por sua eficiência energética, durabilidade e economia, são fundamentais para melhorar a qualidade da iluminação nas áreas urbanas e suburbanas dos municípios do Estado”, diz a Secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco, Simone Nunes.
Juntos pela Segurança
Além de melhorar a qualidade da iluminação, a iniciativa contribui com a redução de índices de criminalidade, especialmente os chamados crimes violentos contra o patrimônio (CVP). O projeto faz parte do Programa Juntos pela Segurança.
As lâmpadas de LED oferecem muitas vantagens em comparação às tecnologias mais antigas. Trazem eficiência energética (geram economia de até 60% na conta de luz dos municípios), têm vida útil prolongada e oferecem melhor qualidade de luz (o que gera menor distorção cromática e maior iluminação).
Além disso, permitem um melhor controle de iluminação com ajustes de intensidade e produzem menor aquecimento, impacto ambiental e têm acionamento instantâneo. As lâmpadas de vapor necessitam de um tempo de aquecimento para acender.